Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

O Ipê

Olá pessoal!
Eu trago para vocês hoje uma postagem muito legal sobre uma das maravilhas da biologia!

Quem mora em países do hemisfério sul, é muito difícil encontrar uma cerejeira, as famosas árvores que estampam quase todos os animes...
Então, por alguma gentileza da natureza... Existe o Ipê, que é uma árvore semelhante.

O Ipê faz parte das Tabebuias que é um gênero neotropical.
As árvores do gênero são de grande porte, decíduas. Possuem copas abestas e irregulares nos indivíduos jovens, enquanto, nos adultos, são arredondadas e elevadas. Seus troncos têm cor pardo-escuro. Os ritidomas são longitudinais, sulcados e fissurados transversalmente nas plantas adultas, apesar de serem lisos nas jovens.
As folhas são opostas cruzadas, compostas, digitadas com cinco folíolos, coríaceos, pubescentes em ambas as faces, oblongos, de base arrendondadas ou cuneadas, quase truncadas. As flores apresentam-se em tríades em conjuntos de inflorescência róseo-violáceas. Os frutos são de até 30 centímetros, deiscentes, cilídricos. Suas sementes têm até dois centímetros e são aladas, com inúmeras por fruto.
Por sua grande variedade de espécies, autores sugeriram a revisão do gênero, de forma que ele fique restrito a árvores de flores brancas a vermelhas e que as espécies de flores amarelas, com folhas pilosas e de madeira dura - contendo lapachol - passem a pertencer ao gênero Handroanthus.
As espécies deste gênero são importantes como árvores de madeira. A madeira é usada para mobília e outros usos ao ar livre. É mais densa do que a água.
É cada vez mais popular como um material de “decking” devido a sua resistência contra insetos e sua durabilidade. Em 2007, a madeira certificada do ipê tinha-se tornado prontamente disponível no mercado, embora os certificados fossem forjados ocasionalmente.
O Ipê é amplamente utilizado como a árvore decorativa nos trópicos em jardins, nas praças públicas e os bulevares devido à sua florescência impressionante e colorida. Muitas flores aparecem em hastes imóveis no fim da estação seca, fazendo a exposição floral mais conspícua. São úteis como plantas de mel para abelhas, e são popular com determinados colibris A casca de diversas espécies tem propriedades médicas. A casca é secada e fervida então fazendo um chá amargo ou ácido-gosto acastanhado-colorido. O chá da casca interna de Ipê rosa (T. impetiginosa). É um remédio erval é usado tipicamente durante a gripe e a estação fria e facilitando a tosse do fumante. Trabalha aparentemente como o expectorante, promovendo os pulmões para tossir e livrar do muco e contaminadores profundamente encaixados.
São dotadas de lenho muitíssimo resistente à putrefação. Sua madeira, ainda, é muito dura, e resistente, ela é branca, levemente rosada, uniforme, leve, macia e durável, própria para marcenaria fina. O ipê é considerado árvore nacional.
 
 
 
 
=)

8 comentários:

  1. super kawaii desu o post :)
    Tudo bem consigo???Espero bem que sim!


    Xau kisses

    ResponderExcluir
  2. Oi Edu!
    Mas afinal..essa Ana Bee faz o que? São aquels vídeos certo? Pelo que você medisse deu a entender que essa Ana Bee é um grande fake. Bom, eu acho que para alguém postar a foto de uma pessoa se passando por Luzia ou quemquer que seja é provavél ser verdade. Pense bem, como alguém pode colocar a foto de outra pessoa alegando que essa seja a tal? Se for a Luzia vai confessar ou ficarquieta e se a foto pertencer á outra pessoa uma hora vão descobrir e isso pode até ser consideradocrime de falsa identidade.

    Ela veio rasgando no seu blog porque é uma adolescente fútil, provaqvelmente deSP sei por causa de um comentário que ela me direcionou no seu blog mesmo).

    Ah família é dificil de lidar..massei lá acho que sempre existe um jeito de amolecer os pais rs...
    E sim..Ipês são muito bonitos =)

    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mar- chan!
    Que bom que gostou do post! Estou bem sim, e você?
    bjs

    Oi Tsu!
    Olha, eu estou tentando compreender cada vez mais essa história... Mas toda vez que eu tento aparece aquela maldita tela azul na minha mente e eu começo a sentir cheiro de queimado (churrasquinho de neurônios!!!) :/

    Acontece que existe 15 luzias diferentes no facebook mais 2 no twitter... Cada uma se pronuncia de um jeito. E pelo que eu pude observar nas discussões dos grupos no Facebook envolve tudo um processo super complexo... Sabia que tinha até vídeos da Luzia no Youtube? Só que foram deletados. Também corre solto que tem um livro sobre ela... :/

    Outros dizem que faz parte da personalidade conturbada da Anna...

    Me diz aí, é ou não é para dar nó na cabeça?

    Tentei, tentei, tentei... Minha mãe deu o Não definitivo para mim... :(
    bjs

    ResponderExcluir
  4. *-* Tão Querido.
    Sol Sol 8D Serio? S: ahh, e eu a pensar que ia pó Brasil aproveitar as praias x.x (só em sonhos claro :x)

    *-* Obrigado, só falta mudar uma coisas e depois esta acabado.

    Jinhos<3

    ResponderExcluir
  5. Oi Kari-chan!
    Se quiser passar as férias no Brasil, vai ter que vir mais ou menos entre Novembro e Dezembro, ou pelo menos esperar até acabar o inverno que deve ser no fim de setembro... :)

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Edu!
    Ipês são lindos *-*
    Tem desafio pra vc no meu blog:
    www.bloganimesemangas.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivi!
    Vou dar uma passadinha no seu blog para aceitar o desafio!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. ipês são árvores muito lindas e formosas

    ResponderExcluir