Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

Retrospectiva Harry Potter - Parte 1: A primeira vez ninguém esquece

A partir de hoje, faltam 6 dias para a estréia do último filme de todos da série Harry Potter... Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte Dois, apelidado carinhosamente por mim como HP7²...
Vamos então fazer uma retrospectiva ao longo desses dias para relembrar os momentos...


  Em meados de 1997, se alguém mencionasse o nome Harry Potter, as pessoas retornavam a pergunta com um simples: Harry Quem? Literalmente, ninguém sabia quem era Harry Potter, e os que sabiam, tentavam puxar as pessoas para conhecerem um novo mundo que Joanne Kathleen Rowling - mais conhecida como J. K. Rowling - nos proporcionava.
   O problema é que o ser humano é muito cabeça dura e ignorante na maior parte do tempo, muitos grupos religiosos estavam afirmando que esse livro estava estimulando o estudo da bruxaria e da magia negra - até esse ponto já dá para saber de que o livro fala, não acha? - nas pessoas. Eu tenho provas contestadas como uma testemunha sobre isso... Meu primo uma vez falou para mim: O Pastor da igreja falou que não é para ler Harry Potter e nem ver os filmes, pois se não, iria queimar no inferno. Que tipo de religião é essa? Eles já leram o livro por acaso? Aposto que não... Essa foi uma regra muito ortodoxa imposta pela Igreja Protestante que meu primo frequentava... Não estou querendo causar uma briga entre as doutrinas de igreja, mas eles estavam julgando um livro pela capa - literalmente falando.
  Voltando ao assunto principal, em 1997 J. K. Rowling havia publicado o primeiro livro da série Harry Potter: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ninguém sabia, mas lá estava surgindo uma das sagas mais emocionantes de toda a literatura mundial. O livro foi uma das primeiras publicações de 2000 aqui no Brasil, sendo que foi lançado dia 1 de Janeiro desse ano.
   A série ficou realmente popular somente em 2001, com o lançamento do filme e agora boa parte do mundo conheceu quem era Harry Potter e que suas histórias não estavam ligadas ao satanismo ou bruxaria - ainda bem...
   Para escalar os papéis principais do filme, Daniel Radcliffe ficou com o papel de Harry Potter, Rupert Grint ficou com o papel de Ronald Weasley e Emma Watson ficou com o papel de Herminone Granger.


  A história falava sobre Harry Potter, um garoto órfão que mora com seus tios por parte de mãe, que o fazem trabalhar como um doméstico, tanto que nem quarto o garoto tem direito de ter, ele dorme no armário embaixo da escada da casa... Um dia ele acaba recebendo uma - e várias outras depois - carta sobre a sua matrícula na escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. 
  Quando Hagrid, o guarda caça a escola, resolve buscá-lo, Harry se vê mergulhado em um mundo completamente novo, um mundo onde as pessoas podem voar e feijões de mil e um sabores diferentes. Ao chegar lá, ele faz amizade com duas pessoas, Ron Weasley e Hermione Granger, mas também faz uma inimizade com Draco Malfoy. Chega a hora do pessoal ser selecionado para as casas da escola: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa, por um chapéu que é colocado na cabeça das pessoas e dizem quais são as casas que devem ficar. Ao ver que seus amigos estavam na Grifinória, Harry Potter pede ao chapéu que não ficasse na Sonserina, casa onde se econtrava Draco, o chapéu resolve atender seu pedido e ele acaba na Grifinória. A partir daí, Harry Potter começa a descobrir um novo mundo, um mundo completamente novo. Acontece inúmeras coisas lá, eles aprendem a voar, Harry Potter vira o apanhador do jogo de Quadribol no time da Grifinória... enfim, um monte de coisas!
  Durnte um de seus passeios noturnos pela escola, Harry conhece o espelho de Ojesed, que mostra a pessoa que vê, a realização de seus sonhos, sua visão é seus pais. Os pais de Harry, Lilian e Tiago Potter foram assassinados por Voldemort, um bruxo das trevas poderozíssimo que quando tentou matar Harry, por uma razão, não conseguiu então ele fez uma marca em sua testa e foi embora.
  Devido a boca grade - nem tanto - de Hagrid, os três ficam sabendo que existe uma pedra chamada de Pedra Filosofal, que produz um elixir vitalício, que quem o bebe obtem a vida eterna. Então os três começam a conspirar contra Severo Snape - o professor de poções - por seu jeito estranho e frio de tratar Harry Potter e seus amigos e acham que ele está atráz dessa pedra. Para tentar evitar que isso ocorra, eles tem que passar por Fofo, um cachorro de três cabeças; uma planta mortífera, Visgo do Diabo; voar em uma vassoura para procurar uma chave para abrir uma porta; jogar um jogo de xadrês de bruxo em que eles faziam parte e por fim um desafio para saber qual poção tomar para prosseguir - esse último não é retratado no filme. 
   Quando Harry entra na sala onde está a pedra, leva um susto, pois não era Snape quem estava atrás da pedra e sim o professor Quirrell que ensina defesa contra as artes das trevas. Para piorar a situação, dentro de seu turbante, atrás de sua cabeça se encontrava Voldemort, após o primeiro encontro com Harry Potter, Voldemort havia ficado bem fraco, que não tinha poder sobre nada...  Ao tentar atacar Harry, ele percebe que a pedra está dentro de seu bolso, ao tentar evitar o ataque, Harry põe a mão no rosto de Quirrell que se queima, então, ele percebe qual é a fraqueza dele e tenta fazer o possível para causar o maior dano possível em Quirrell com a pedra, até que ele morre e Voldemort precisa descobrir outro jeito de se manter vivo.
  No fim, Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger estão bem e por causa deles, a Grifinória ganha a taça das casas, uma competição entre as casas para medir o desempenho durante o ano, bom desempenho nas aulas aumentam a pontuação enquanto mal comportamente reduz a pontuação. A Pedra Filosofal foi destruída por Alvo Dumbeldore, o diretor da escola e Nicolal Flamel, o criador da pedra...

Capa oficial do livro
Capa do livro no Brasil
Poster do filme

11 comentários:

  1. Eu acho é que afecta toda a gente o':

    ResponderExcluir
  2. Ps: Eu na verdade nunca fui fã de Harry potter >.<'
    Não me matem por favor >.<

    ResponderExcluir
  3. Oi Kari-chan
    Com certeza... Afeta todo mundo ;P

    Só te digo uma coisa, você não sabe o que está perdendo, sério mesmo... :)

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu vi todos os filmes do harry potter e gostei de todos!Agora tou anciosa para ver este!
    Tudo bem consigo???Tá lhe correndo tudo bem??
    Espero que sim!

    Xau kisses

    ResponderExcluir
  5. Oi Edu!
    ahahah >.<

    o': As melhoras então.

    >.< é.

    Eu não sei o': eu vi o primeiro filme e depois nunca mais vi nenhum e perdi o interesse naquilo :x

    Jinhos<3

    ResponderExcluir
  6. Oi Edu!
    A caixa é sim mais abrangente do que as bandeiras, pois pega todas as traduções existentes no Tradutor do Google..mas claro que tirando os idiomas mais utilizados, a tradução dos outros deixa a desejar.
    Eita! Mas que tipo de trabalho você vai fazer que irá dormir á 1 da madruga? Aposto que vai ficar com olheiras...tente pensar positivo porque assim você terá mais dinheiro e poderá ir nos eventos otakus e quem sabe até arriscar um cosplay!
    Eu já acho que estudar de manhã faz o dia render mais pelo menos na questão do período da tarde. Sem contar que já prepara você para arotina de trabalho quando o colégio terminar.

    Harry Potter! Confesso que não sou fã, pois sou da turma de Senhor dos Anéis...mas li os livros por causa do sucesso mesmo e acho até legalzinho...meu personagem preferido sempre foi o Snape...adoro!

    O mais legal é ver a mudança dos atores em cada filme..como cresceram e mudaram!Ótima idéia a sua de fazer essa contagem regressiva!

    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mar-chan!
    Eu li todos os livros, mas acredita que até hoje eu não vi o 5º filme???
    Agora eu estou que nem um doido procurando os filmes... ;P
    Tudo bem comigo e com você?

    bjs

    Oi Kari-chan!
    Obrigado, amanheci bem melhor hoje! >w<
    É, eu te confesso que depois que saiu o 3º filme, eu já não tava mais curtindo Harry Potter, depois do nada me deu um surto e comecei a ler todos os livros! Foi muito estranho! Consegui ler até o 6º antes da estréia do filme mesmo... Aí depois eu li o 7º mais tranquilo...
    bjs

    Oi Tsu!
    Que tipo de trabalho vai ser eu não sei, mas minha amiga está se matando para conseguir uma nota boa na prova... Eu lembro que uma vez ela me contou que fez uma prova dissertativa e que ela se matou para fazer, tipo, deu umas duas folhas e ela tirou 70, a média lá é 50... Vai ver que ela esqueceu algum detalhe...
    Lá ela me contou que todo mundo quer dar o máximo, pois algumas empresas já pegam pra estágio os melhores alunos, então ela quer se destacar...

    Concordo absolutamente com você. Rende muito mais quando você estuda de manhã, por que na minha opinião, a melhor parte do dia é a tarde! E quando se estuda a tarde, você sente que perdeu o dia! :/

    Comigo já foi ao contrário, eu nunca fui tão chegado em Senhor dos Anéis, engraçado né? Meu persongem preferido é a Luna, ela é doidinha, mas é legal.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Edu!
    É tem razão..povre Sailor Plutão ela é a mais bonita! Mas pior ficou pro Hades, meu deus grego preferido conheido como Plutão pelos romanos..aí o povo faz uma sacanagem dessas...
    Sim, eu também curto personagens com desvio de personalidade...sempre me parecem loucos \o/
    Ah você gostou de todas as cosplays rs...eu procurei selecionar as que mais gostei e que achei que ficaram parecidas.

    Caramba, esse trabalho é puxado mesmo...olha eu acho que estudar é bom, mas não se deve trocar a vivência de vida e um pouco de diversão por causa de estudos ou trabalho. Eu sou do tipo que, se for pra escolher entre estudar e ir no rolê eu sempre escolho a segunda opção =p. Sim, minha filosofia de vida não é um exemplo.

    Mas isso é fato! Quem gosta de SDA não curte HP e vice-versa. É engraçado mas éa mais pura verdade. Nunca encontrei alguém que curtia as duas obras. Mas é caso e caso. SDA é incomparável por conta do intelecto de Tolkien..o cara criou um mundo, um idioma com regras gramaticais 0_0.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. OBS:? faltou Senhor dos Anéis e Crônicas de Nárnia na enquete..senão eu não voto

    ResponderExcluir
  10. Oiie, acho Harry Potter algo imortal, que sempre vai viver, e o primeiro acho que sempre marca pois mostra o inicio.
    Sobre a enquete concordo com a Tsu-san no comentário acima, só voto se tiver senhor dos anéis e as cronicas de na´rnis, principalmente senhor dos aneis
    Jinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Tsu!
    Se eu tivesse que fazer uma escolha dessas, eu ficaria em um dilemas daqueles e depois com um peso na consciência... Com certeza...

    Por incrível que pareça, nem eu também já conheci alguém que curtisse as duas sagas... O que eu acho mais legal desses escritores audáciosos é que eles conseguem criar mundos diferentes e todos nos mínimos detalhes!
    bjs

    Oi Flávia!
    Eu também acho a mesma coisa, marcou bastante a literatura mundial...
    bjs

    ///

    Putz... Como é que eu pude esquecer esses dois... Me deem um pouquinho de tempo para concertar o meu pequeno erro... :/

    ResponderExcluir