Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Retrospectiva Harry Potter - Parte 4: Uma nova era, uma era malígna

É depois de amanhã!!!
\o/



  Harry Potter... Um dos nomes mais impactantes da literatura e do cinema. Falando de uma maneira capitalista, a franquia estava rendendo muito $$$ para J. K. Rowling e para os atores, praricamente HP é uma máquina de produzir dinheiro... OMG!
  Uma das coisas que eu estou adorando também é que a partir desse novo contexto - não o capitalista, mas sim do 4º livro - onde os personagens parece que cresceram não físicamente mas psicológicamente, dá para perceber que eles ficaram mais adultos, talvez por que a adolescência bateu de frente na cara deles. Um dos fatos percebidos talvez seja quando ocorre o Baile de Inverno na história, o desespero de conseguir um par e a frustração de não ter o par desejado... Já no filme, é claro que o aspecto surto de crescimento foi percebido pela aparência dos personagens... Onde eles tinham 16 anos, quando na história tem 14... Vamos logo para a trama da história...

  Junto com os Weasleys e Hermione, Harry vai assistir a um jogo da final da Copa Mundial de Quadribol, onde ele encontra inúmeros bruxos e jogadores de toda parte do mundo, e assiste a uma disputa profissional de Quadribol, na qual o astro é o jogador Vitor Krum, que joga na mesma posição em que Harry joga na sua equipe na escola como apanhador. Ele também conhece outras personagens que serão importantes no decorrer do livro e alguns que serão importantes também no decorrer da série, como Bartolomeu Crouch e Ludo Bagman, assim como também conhece alguns dos outros funcionários do Ministério da Magia (onde Arthur Weasley, pai de Rony Weasley, também trabalha). Além da final do campeonato, Harry também assiste a dois fatos que remetem ao tempo em que Voldemort estava no poder: a rápida reaparição dos Comensais da Morte, antigos seguidores de Voldemort, cuja maioria fora presa, morta ou dispersa depois da queda do feiticeiro das trevas; e à conjuração da Marca Negra, que não era vista há 14 anos, e que inspirava grande terror entre a comunidade feiticeira por ser o símbolo que Voldemort deixava pairando sobre as casas dos feiticeiros que matava.
  Depois desses eventos macabros, Harry vai cursar seu 4º Ano em Hogwarts, e na hora das introduções, todos conhecem o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Alastor Moody ou Olho Tonto. Também todos descobrem que acontecerá o Torneio Tribrxuo, onde as escolas de magia se reúnem e os três melhores de cada escola competem, o torneio havia sido cancelado anteriormente, devido ao risco que ele causava aos participantes, mas dessa vez houve uma excessão, então somente pessoas com 17 anos ou mais ou seja, que estivessem cursando o último ano de Hogwarts poderiam participar. Para saber quem seria o escolhido de Hogwarts, Dumbledore sugere que os interessados colocassem seus nomes em um Cálice de Fogo que escolheria quem é o melhor. Por ter 14 anos, Harry Potter não poderia ser escolhido, mas misteriosamente seu nome foi posto no Cálice e foi escolhido junto com Cedrico Diggory.
  As escolas participantes eram Instituto Durmstrang de Magia e Bruxaria, que fica lá no leste Europeu, no filme não menciona nada, mas no livro diz que essa escola tem alunos do sexo feminino; e Academia de Magia de Beauxbatons, localizada na França, acontece a mesma coisa só que ao contrário, no filme não menciona nada, mas no livro diz que tem meninos na escola também. Os escolhidos de cada um são Victor Krum e Fleur Delacour.
  Os três desafios impostos para os escolhidos são extremamente difíceis, e não podem ser feitas com ajuda de ninguém, mas Harry conseguir mexer algus pauzinhos para obter informações. O primeiro desafio era apanhar um ovo de ouro que estava no ninho de um dragão, sendo que cada um ficou com um tipo de dragão diferente. Esse ovo de ouro continha uma pista para realizar a segunda prova. Mas quando o ovo era aberto produzia um estrondo terrível, foi Cedrico que disse a Harry que para descobrir o que fazer, tinha que abrir o ovo dentro da água.
   A segunda prova era resgatar algo precioso que ficou afundado no Lago Negro, no caso esse algo precioso era uma pessoa importante para cada campeão, um dos objetivos da prova era descobrir um meio de respirar debaixo da água durante uma hora, resgatar esse tesouro e ainda o proteger de algumas criaturas que querem mantê-lo dentro da água. Por incrível que pareça as pessoas importantes foram: Harry = Ron, que é seu melhor amigo; Cedrico = Cho, que é sua namorada; Fleur = Gabrielle, que é sua imrã; Victor = Hermione, que é sua ficante, pois é!!! Durante a realização da prova houve algumas complicações, e Harry acabou ajudando Fleur e resgatando Gabrielle.
  Antes da terceira prova, houve o Baile de Inverno, que é uma cortesia da escola anfitriã. Cada campeão tinha que escolher um par para a dança, Harry que estava um pouco a fim de Cho, teve que mudar de idéia, já que ela era namorada de Cedrico e logo o par dele, Victor ficou com Hermione, Fleur ficou com Roger Davies, um aluno da Corvinal e Harry Potter ficou com Parvati Patil, como não estava muito interessado em dançar com a garota, Parvati o abandonou e foi dançar com um carinha de Durmstrang.
   A terceira prova e a mais ameaçadora de todas. Um labirinto surpresa, onde no final dele, havia o troféu do torneio. As surpresas eram que as paredes podiam se mover, e haviam algumas criaturas para atrapalhar também. Fleur foi sugada por uma parede, Victor foi estupefado por Cedrico e Harry deu de cara com um Dementador. No final, Harry e Cedrico decidem pegar a taça juntos.
   Infelizmente aquela taça era uma chave do portal, onde levou a um cemitério, precisamente ao túmulo de Tom Riddle, o pai de Lord Voldemort (Isso mesmo, o pai dele também se chamava Tom Riddle). Lá Cedrico é morto e Harry presencia o retorno de Lord Voldemort. Todos os comensais da morte se reuniram e ocorre uma feroz batalha entre Harry e Lord Voldemort. Harry consegue vencer devido a aparição das almas de todo mundo que Voldemort matou, então ele retorna com Cedrico. Mas uma surpresa acontece quando descobrem que o professor Moody na verdade é Bartô Crouch Jr. um dos comensais da morte que estava se disfarçando através da poção Polissuco, foi ele quem colocou a chave do portal no troféu. Agora todos vivem com a ameaça de que o Lorde das Trevas está vivo...

Capa original
Capa do livro no Brasil
Poster do Filme

5 comentários:

  1. Oi Edu o/
    >.< quando? eu apanho já um avião para ai e vou a esse evento. MUAHAHAH.

    :b a bonequinha a Nesi já tinha comprado no Iberanime em marco penso eu o:
    ahaha, eu agora fiquei com medo de você '-'
    Não me venha falar mais o: ainda me mata. *brincadeira*
    eu mando um igual pelo correio xD

    ehehe
    Jinhos<3

    ResponderExcluir
  2. Oi Kari-chan!
    Esse fim de semana estará acontecendo o evento... Só não venha no primeiro dia, uma bandinha emo chata vai cantar... :/

    A culpa não é minha se metade da minha sala é um bando de gente imatura e insuportável :D

    Estarei esperando hehehe... n_n
    bjs

    ResponderExcluir
  3. '-' opah, este não posso '-' *chorando*

    >.< ahahah, mesmo assim você me meteu medo com aquele riso maléfico. .__.

    quanto a isso... hm.. bem... é que já não ah mais :x
    então eu tambem nao posso dar o meu porque gosto muito dele *_*

    Jinhos<3

    ResponderExcluir
  4. Edu o/
    Que cinquentinha o quê! Eu ainda nem cheguei aos 30 hohohohoho...mas é fato que ás vezes

    acho que meu tempo está passando rápido demais..
    O quê? Acaso você quer me pedir algum presente de aniversário? 0.o
    Eu só queria que o dia tivesse maishoras se fosse para que eu tivesse mais tempo para fazer

    minhas coisas...fato.
    Eu preciso urgente retomar a escrita do meu livro vampirico...no momento estou pegando

    informações para um outro livro...

    Sobre HP eu gosto muito da parte 4...tanto do livro quanto do filme. O filme surpreendeu em matéria de computação gráfica, os dragões ficaram ótimos. E o Daniel estava muito bonito...pena que ele cortou o cabelos nosfilmes posteriores.
    bjs


    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Tsu!
    Você embananou tudo!

    Quando eu quis dizer Cinquentinha, me referia ao preço do livro e quando eu falei da tia, falei da minha tia mesmo... kkkk

    Realmente, a parte dos dragões é de tirar o folego! Viva a computação gráfica!!!

    bjs n_n

    ResponderExcluir