Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Retrospectiva Harry Potter - Parte 6: A caçada das Horcruxes começa!

Oi Gente!
Desculpa a demora do post
Eu fui assistir HP7² hoje, depois que eu terminar a retrospectiva, eu comento como foi a ida ao cinema...

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5 


  A retrospectiva continua a todo vapor! Só que eu tenho uma pequena reclamação em relação ao filme... Harry Potter e o Enígma do Príncipe o 6º filme da série tinha um grande potencial de ser um dos episódios mais reveladores da série. E foi. Pelo menos no livro e no jogo. O filme deixou a desejar. Por quê? Por que o pessoal se sentiu ameaçado com o furacão dos vampiros brilhantes, que chegou no ponto alto quando lançou Lua Nova. Para se manter na competição, o filme acabou se virando mais para o fato Teenage Dream do que o verdadeiro intuíto. Até mesmo o jogo é mais interessante que o filme. 
  Eu achei um artigo bem legal no Wikipedia, no final do post irei comentar.

  6º ano de Harry Potter, as provas dos N.O.Ms (Níveis Ordinários de Magia) acabaram e agora de acordo com as notas obtidas, os alunos continuam ou não em certas matérias. Por exemplo, Snape só aceita alunos do 6º ano em poções se eles tiram uma nota acima de E.E. (Excede Expectativas), ou seja, tem que tirar a nota máxia que é O (Ótimo). Já que falamos no Snape, ele fez um Vóto Perpétuo com Narcisa Malfoy (a mãe de Draco), nesse juramento, ele concordou em ajudar Draco em sua primeira missão como Comensal da Morte e que se ele falhasse, Snape deveria terminar o que ele começou, caso esse juramento fosse quebrado, Snape morreria.
  Na casa de Harry, Dumbledore o convida para fazer uma pequena visita a um ex-professor de Hogwarts, Horácio Slughorn. As intenções de Dumbledore são que Horácio volte a lecionar em Hogwarts, com um pouco de esforço ele consegue.
  Com a saída de Olívio Wood, Harry se torna o novo capitão do time de Quadribol da Grifinória e faz os testes, ele admite Ron Weasley como goleiro e Gina Weasley como artilheira do time. Retornando as aulas, Harry não havia comprado materiais para fazer a aula de Poções, já que Snape não aceita alunos com E.E nos N.O.Ms, Harry tem uma pequena surpresa ao saber que Snape não estava dando mais aula de Poções e sim, o seu desejado cargo, Defesa Contra Artes das Trevas, no lugar, estava Horácio, que aceita alunos com essa nota. Ao chegar na sala, Horácio pede para que Harry pegue um livro usado no armário e use-o durante as aulas, o livro estava escrtio que pertencia ao Príncipe Mestiço e tinha anotações adicionais feito pelo próprio para as aulas, Harry decidiu seguir essas anotações e por incrível que pareça, se tornou a estrela da aula de Poções, superando até mesmo Hermione e sendo um dos favoritos de Horácio e sendo convidado para várias festas que Horácio faz entre seus favoritos. Devido ao seu bom desempenho na primeira aula, Harry ganha um frasco contendo Felix Felicis, uma poção da sorte. Ron começa a namorar com Lilá Brown, o que deixa Hermione com uma pontada de injeva, o problema é que esse relacionamento estava atrapalhando a amizade dos 3 e Lilá Brown era muito grudenta, chegando a inventar um apelido constrangedor para Ron.
  Durante a história, vários objetos enfeitiçados ou envenenados são colocados pra dentro da escola, e, consequentemente, todos seriam mandandos a Dumbledore. Harry tem uma forte impressão de que é Malfoy que está tramando e colocando os artefatos para dentro da escola, e diz isso até todos cansarem e o ignorarem. Mas ele continua a verificar sempre aonde Malfoy está, pelo Mapa do Maroto (descobria de vez em quando que ele não estava nos terrenos da escola - coisa que o intrigava). Harry também duela com Malfoy e usa um feitiço contido no livro, Sectumsempra, que deveras letal.
  Também durante a história, Dumbledore dá aulas particulares a Harry, mostrando lhe a Penseira, uma espécie de bacia, onde pode-se ver a memória das pessoas e conhece inúmeras coisas sobre Voldemort. Inclusive a criação das Horcruxes, que são objetos que guardam parte da alma, e com isso, impede a morte do usuário, no caso Voldemort. Duas das Horcruxes foram destruídas, até o presente momento sabem que são 6 Horcruxes, mas onde estão, quase ninguém sabe precisamente, a duas que já foram destruídas foram, o Diário de Tom Riddle e o Anel de Servolo Gaunt. Para saber mais informaçõs sobre Voldemort, Harry utiliza a poção Felix Felicis e tenta extraír a memória de Horácio para entender um pouco mais sobre Horcruxes.
  Inicia-se então, o processo de destruíção de Voldemort. Juntos, Harry e Dumbledore vão procurar a 3ª Horcrux, o Medalhão de Salazar Sonserina, que se encontra em uma ilha, o medalhão estava guardado em uma bacia, o único jeito para pegá-lo seria bebendo o conteúdo da bacia, o único problema é que enquanto isso acontecia, Inferis cadáveres humanos reanimados tentam atacá-los. Infelizmente descobrem que o medalhão é falso e ao retornarem a Hogwarts percebem que a escola foi atacada por Comensais da Morte, graças ao trabalho de Draco. 
   Como feito no juramento, Draco não foi capaz de matar Dumbledore então quem assumiu o controle foi Snape que o matou. Durante a perseguição de Snape, Harry descobre que ele é o Príncipe Mestiço, pois ao tentar usar Sectumsempra nele, Snape comenta o assunto.
  Após o funeral de Dumbledore, Harry decide não retornar mais a Hogwarts, pelo menos até achar todas as Horcruxes e Ron junto com Hermione o apóiam nessa decisão.

Capa original do Livro
Capa do Livro no Brasil
Poster do Filme
  Devido a cagada do filme, algumas coisas foram deixadas de lado, confiram algumas diferenças entre o filme e o livro... Todos os filmes tem, mas esse tem algumas coisas bem evidentes...

  • O livro abre com os Ministros da Magia Cornélio Fudge e Rufo Scrimgeour conversando com o Primeiro-ministro do Reino Unido ao longo dos anos, seguido de Narcissa e Belatriz chegando à casa de Snape, e Harry e Dumbledore visitando Slughorn. O filme abre com os Comensais da morte atacando trouxas, seguido das cenas de Harry, e por fim as cenas de Snape.
  • Dumbledore visita Harry na casa dos Dursley no livro, enquanto no filme ambos se encontram no metrô.
  • Emma Thompson quis fazer Nanny McPhee and the Big Bang ao invés de continuar com Harry Potter, então Sibila Trelawney foi cortada.
  • Fleur, Gui Weasley, Monstro e Dobby não aparecem, mas voltarão no próximo filme.
  • Dumbledore mostra a Harry cinco memórias ligadas a Voldemort, mas só duas (Dumbledore conhece Riddle e Riddle pertguntando a Slughorn sobre Horcruxes) estão no filme.
  • Harry recebe os resultados dos N.O.M.s na Toca. No filme, só são citados em um breve diálogo entre Harry e Minerva.
  • Harry invade o vagão de Malfoy no trem apenas com sua capa, e é ajudado por Tonks no livro. No filme, Harry inicia com Pó Escurecedor, e é ajudado por Luna.
  • Apenas um jogo de Quadribol aparece no filme.
  • Informações sobre os Inferi e sobre Greyback não são reveladas no filme.
  • As aulas de Aparatação e de Feitiços Não-Verbais não acontecem, bem como as aulas de Defesa contra as Artes das Trevas com Snape
  • Na cena em que Harry usa Sectumsempra contra Draco, Snape pede para que Harry traga seu livro de poções, levando-o a esconder o exemplar do Príncipe Mestiço na Sala Precisa e a levar o exemplar de Rony como se fosse o seu. No filme, Snape não diz nada, e Gina esconde o livro ao visitar a sala com Harry.
  • A Murta-Que-Geme e sua proximidade com Draco Malfoy são cortados - a fantasma inclusive aparece na cena em que Harry e Draco duelam.
  • A primeira reunião do Clube do Slugue no livro é já no Expresso de Hogwarts.
  • Harry, Rony e Hermione são os únicos alunos da Grifinória na aula de Poções. No filme a maioria da turma que entrou com Harry está na aula (e há também Cátia Bell e Romilda Vane, sendo que a primeira é mais velha e a segunda mais nova). Crabbe e Goyle aparecem na aula no filme, sendo que no livro a nota de ambos foi insuficiente.
  • O ataque à Toca é original. Esqueci de comentar que no filme, a casa dos Weasley é atacada.
  • Harry e Dumbledore vão até Hogsmeade para aparatar no livro, enquanto Dumbledore consegue fazê-lo já em Hogwarts no filme.
  • No livro, quando Dumbledore vê que Draco e os Comensais vão entrar na sua sala, paralisa Harry e cobre-o com sua capa de invisibilidade (o feitiço se quebra quando ele morre). No filme, Harry apenas se esconde.
  • Spoiler!!! Só leia este item se já leu o 7º livro!!! A cena de Dumbledore e Snape conversando antes de Dumbledore ir para a caverna do medalhão aparece apenas no sétimo livro, como lembrança de Snape.
  • Spoiler!!! Só leia este item se já leu o 7º livro!!! Para manter apenas a batalha do último livro, os Comensais da Morte que invadem o castelo não encontram resistência, e assim não há combate.
  • O enterro de Dumbledore não acontece no filme.

6 comentários:

  1. Edu o/
    Sim..estava mais do que na hora de eu fazer um post para mostrar obras vampiricas DE VERDADE. Claro que o pessoal alienada (entenda: adolescentes e mulheres mal-amadas) vão achar que as histórias leves e simples das obras atuais são melhores mas isso acontece porque raramente vão entender a complexidade das obras de verdade. As que entendem passa a abominar Crepúsculo e afins.
    Ah eu simplesmente AMO o Deixa Ela Entrar..foi um filme aclamado pela crítica e todo mundo que assiste sai fascinado...e eu me fascinei mais ainda quando vi trechos do livro...é surpreendente, chocante, polêmico! Queria muito que publixassem no Brasil...
    O D´racula de Bram Strocker é top...claro que Nosferatu é imbatível...Entrevista eu amo porque é as crônicas vampirescas de AnneRice que, em questão de vampiros não tem pra ninguém.

    ashahsahsahshashas olha alivie-se...eu já vi o Goth Chic num sebo então com sorte vc pode encontrar por um preço baratin....não é um livro voltado só pra cena gótica, traça um parâmetro do cinema de horror e de bandas da década de 60/70/80.

    bjkjs!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Queria ter ido vero filme Ç_Ç, mas bem, tudo bem, como jhá citei antes, acho os filmes 4,5 e 6, uma perca de tempo se comparados aos livros, então não vou me focar nisso.
    É isso que ás vezes me decepiciona, assisti a primeira parte e me decepcionei um pouco, mas acho que sempre que se lê um livro antes, o filme te decepiciona, então acho que comparados aos outros ele foi até bem leal ao livro. Já essa segunda parte, tenho a impressão de que irei me decepcionar mais com ele >,<
    Jinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Tsu!
    E geralmente são poucas essas meninas que entendem... E como você disse, passam a abominar, e muitas poucas conseguem administrar a paixão por ambos estilos, minha amiga consegue... Ainda bem rsrsrs

    Ah, o livro não foi publicado? Que pena :(

    Que bom, pelo menos dá para dar uma amenizada nos bolsos... Enfim, eu tô proíbido de comprar mais livros até que eu leia todos que eu já tenho... Só são dois, mas fazer o que né?
    bjs

    Oi Flávia!
    Eu não achei que o filme 4 me decepcionou, muito menos o 5 que eu nem posso opinar por que eu nem vi :/ Mas o 6 eles literamente cagaram e sentaram em cima... É como eu falei o filme tinha tudo para ser um dos melhores, mas no fim... :/
    Na minha opinião, os dois filmes foram não tão leais, mas pelo menos não deixaram escapara muitos detalhes, o segundo filme é práticamente o clímax do livro, então eles não podem fazer burrada, pelo menos quando foram fazer as cenas de ação, não fizeram...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!!
    Tudo bom?
    Olha eu gosto muito de HP sempre gostei mesmo não sendo totalmente viciada. Se fosse para mim estudar queria ser da Sonserina rs.
    Aliás, ótimo você fazer essa retrospectiva de filmes e livros da saga.
    Olha sobre o que você falou lá no blog...não fica meio mals..eu já passei a maior parte da minha vida sem ter praticamente NINGUÉM pra conversar e muito menos sair. Se você olhar os meus posts bem antigos lá do blog, que eu repostei tirando do meu flog, vai ver como minha vida era cruel..eu sofri bullyng, não tinha amigos, quando tive eles eram mais velhos e não tinha como sair com eles e quando saia era pouco...depois deu uma confusão e perdi essas amizades..só agora que comecei a ter mesmo um grupo de amigos.

    Por isso eu tenho certeza que logo logo vc começa a sair...eu nao saio muito..essa noite que passei com o pessoa é um caso extremamente raro de acontecer..na maioria do tempo passo meus dias e meus fins de semana trancada no meu quarto...eu até gosto. Mas ás vezes cansa.

    Descobri que verdade ou desafio é algo que tem de ser evitado rs.

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cassie!

    Até hoje eu nunca pensei em que casa eu ficaria se estudasse em Hogwarts... :/

    Eu imagino como seja, quando eu entrei em depressão parece que tinha uma barreira que impedia as pessoas de falarem comigo... Também já sofri muito bullying, é triste quando as pessoas só sabem julgar antes mesmo de conhecer...

    Concordo com você, é legal, mas cansa... Fica tão repetitivo... :/

    bjs

    ResponderExcluir
  6. KYAAAAH!!!
    Já assitiu HP7?
    Que invejaaa!Só vou assitir amanhã,dia 17...
    Mas estou morrendo de ansiedade aqui !!!
    Bjs!

    ResponderExcluir