Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

Retrospectiva Harry Potter - Parte 7: A decisão final


  Com um título desses nem precisa falar a que ponto chegou Harry Potter, não é? Isso mesmo, Harry Potter e as Relíqueas da Morte, o 7º e último livro da saga que inspirou gerações e nos deu sonhos. 
   Sim, tudo isso acabou. Para se ter uma noção, a história é tão complexa que tiveram que fazer dois filmes para retratar a história. O que é bom em um sentido, pois eles podem aproveitar mais a história e acabar se prendendo a detalhes, nem tanto, pois assim como o filme anterior, eu também achei uma listinha de Passou Quase Despercebido... 
  Enfim, vamos logo por que esse pequeno Review que eu fiz vai ser um pouquinho longo!!! Depois eu comento mais sobre os filmes

 Dumbledore já havia confirmado que, o encantamento de proteção que a morte de Lílian Potter proporcionou ao seu filho, iria ser quebrado assim que Harry completasse 17 anos (maioridade no mundo dos Bruxos) e saísse da casa de seus tios trouxas (Válter Dursley e Petúnia Evans). Para que Harry viajasse em segurança até a "A Toca" (casa dos Weasley) - que se encontrava protegida por encantamentos protetores complexos lançados pelo Ministério da Magia - Potter é escoltado pela Ordem da Fênix. Porém, mais alguém sabia da fuga. Snape informara Lorde Voldemort da viagem. Ora, tanto Harry como a Ordem da Fênix foram perseguidos pelos Comensais da Morte e por Voldemort. Ocorre uma autêntica batalha no ar que levou à morte, a coruja de Harry, Edwiges e do Auror, Olho-Tonto Moody...
  Durante a batalha, a varinha de Harry reage sozinha contra a varinha de Voldemort, lançando um feitiço dourado, e Harry, esperando pela morte, fica impressionado, e consegue escapar mais uma vez. Voldemort fica furioso, e vai atrás de uma explicação.
  Na Toca, vive-se um período bastante atarefado com os preparativos para o casamento de Gui Weasley e de Fleur Delacour, isso mesmo, eles vão se casar!!! Harry encontra de novo Rony e Hermione. Ainda antes do casamento, é preparada para Harry uma festa de aniversário pela Sra. Weasley. Durante o jantar de aniversário, surge a notícia de que o Ministro da Magia, Rufus Scrimgeour viria "A Toca". O Ministro visita-os para lhes revelar o testamento de Dumbledore, sendo este testamento apenas destinado/lido a Harry, Rony e Hermione. Dumbledore havia deixado um objeto a cada um deles: para Rony Weasley, o seu antigo Apagador (o Desiluminador),na esperança que ele se lembrasse do antigo diretor ao usá-lo, que absorvia toda a luz presente num espaço, inventado pelo próprio Dumbledore; para Hermione Granger deixara um livro de histórias infantis de "Os Contos de Beedle, o Bardo", na esperança que esta o achasse divertido e instrutivo; para Harry Potter, o pomo de ouro que tinha sido capturado no seu primeiro Jogo de Quadribol em Hogwarts, para lembrar-lhe as recompensas da perseverança e da competência, com a gravação de uma mensagem e ainda a espada feita por duendes de Godric Gryffindor, fundador da casa Grifinória. Porém, a espada não é entregue a Harry, porque a espada era uma importante peça histórica que pertencia à Hogwarts e não, à Dumbledore.
  Na festa de casamento, Harry conversou com a Tia de Rony, Muriel, e um velho amigo de infância de Dumbledore, Elifas Dodge, que lhe revela fatos sobre a infâcnia de Dumbledore. Vitor Krum se envolve em uma briga com Xenofílo Lovegood, e enquanto decorria na perfeição o casamento de Gui e Fleur, o Patrono de Kingsley Shacklebolt, uma lince, aparece dando a mensagem: "O Ministério caiu. Scrimgeour está morto. Eles estão chegando."
  Os comensais da morte chegam e atacam os convidados. Harry, Rony e Hermione escapam para Londres, graças a Hermione que abre um portal, onde se vêem obrigados a enfrentar dois Comensais da Morte, Dolohov e Thor Rowle, indo em seguida refugiar-se na casa dos Black (que, por testamento de Sirius, pertence a Harry). Chegando lá, descobrem que o irmão de Sirius, Regulo Black, é na verdade o "R.A.B." (nome completo: Régulo Arturo Black) que havia roubado o Medalhão de Slytherin, uma das seis Horcruxes de Voldemort, dando-o a Monstro, seu elfo doméstico, para que o destruísse. Já bastante contente com a presença dos três na Casa dos Black, Monstro revela que não conseguiu destruir a jóia, e esta acabou por ser roubada por Mundungo Fletcher. Lupin visita Harry e diz que quer ir com eles na missão, mas ele acaba por ser "expulso" do Largo Grimmauld por Harry. Então o trio acabam por descobrir Mundungo, que lhes revela que deu o medalhão (por chantagem) a uma alta oficial do Ministério. E essa oficial tinha que ser justamente Dolores Umbridge, isso mesmo - de novo - aquela velhina chata do 5º livro... Após essa revelação eles invadem o Ministério, usando a poção Polissuco, apanham o medalhão e são seguidos por um Comensal da Morte, Yaxley. Após a fuga, eles acabam sendo obrigados á irem se esconderem em montanhas e florestas, onde Rony estruncha, isso acontece quando uma pessoa não consegue aparatar por completo, felizmente Rony não ficou desmembrado, mas ficou perto disso... Não sendo possível retornar a casa dos Black, passam a viver em tendas, mudando-se constantemente de lugar para que não fossem capturados.
  Depois de alguns meses mudando de um lugar pra outro, o trio escuta uma conversa que revela que o Ministério guardava a espada de Gryffindor no cofre de Bellatrix Lestrange no banco de Gringotes. Entretanto, o Ministério não sabe que a espada é falsa; o paradeiro da verdadeira é desconhecido. Quando Harry descobre que Dumbledore eliminou um Horcrux com a espada real, por esta estar embebida em veneno de basilisco, morto por Harry quando tinha 12 anos na esperança de salva Gina Weasley, os três decidem buscá-la para destruir as outras Horcruxes. Rony possuido pelo medalhão aborrece-se pois se sente ignorado por Harry e Hermione, que durante os dias sempre ficavam próximos, causando ciumes em Rony. Então abandona-os indo para casa do seu irmão Gui. A dupla fica ressentida com a partida de Rony, o que faz Hermione chorar diversas vezes. Harry e Hermione vão à aldeia de Godric's Hollow, pois ele descobre que Dumbledore morou algum tempo em Godric's Hollow também, acreditando que o mesmo esconderia a espada ali junto da antiga historiadora da magia Batilda Bagshot.
  Depois de visitarem o túmulo dos pais de Harry e da mãe, Kendra, e irmã , Ariana, de Dumbledore e indo visitar a antiga casa de Harry, encontram Batilda Bagshot. Contudo ao seguirem Batilda à sua casa, caem numa emboscada montada por Voldemort e a sua serpente Nagini que se revela no corpo da mulher. Durante a sua fuga, Hermione quebra acidentalmente a varinha de Harry com o ricochete do Feitiço Detonador que a própria lançou quando estava tentando salvar ambos da cobra de Voldemort. Após isso, uma noite um Patrono com forma de corça aparece próximo do campo e conduz Harry até a verdadeira espada de Godric Gryffindor que estava dentro de um poço congelado. Assim que Harry tenta retirá-la do poço congelado, o medalhão aperta o seu pescoço, quase o estrangulando (supõe-se que o medalhão sentiu a presença de algo que poderia derrotá-lo) - com Harry sendo salvo pela intervenção de Rony. Cansado, Harry pede a Rony que destrua a Horcrux, pois esta o afetava mais que os outros, que apesar de tentar confundir Rony com ilusões sobre sua mãe amar mais Gina e Hermione amar Harry, a horcrux é apunhalada pela espada. Rony alerta aos outros que o nome de Voldemort é proibido agora, como se fosse um tabu: qualquer um que o proferir terá a sua localização revelada e os feitiços que os protegem, anulados.
  Eles vão até a casa de Xenofílio Lovegood, pai de Luna Lovegood, para saber mais sobre o símbolo de Grindelwald (pois Harry havia visto Xenofilio com o simbolo de Grindewald no dia do casamento de Gui com Fleur, Hermione o havia visto no livro Os Contos de Beedle, o Bardo e no túmulo de Ignoto Peverell, o irmão mais novo e inventor da terceira relíquia, em Godric Gryffindor). Ele explica que o símbolo na verdade é uma marca que identifica aqueles que procuram as "Relíquias da Morte", três objetos lendários que controlavam a morte: a "Varinha das Varinhas", a Pedra da Ressurreição e a capa da Invisibilidade. Harry está convencido de que o sua capa da Invisibilidade é uma das Relíquias, o que pode ter um pouco de verdade nisso. Xenofílio denuncia-os ao Ministério, na esperança de que devolvam a sua filha sequestrada pelos Comensais da Morte, Luna Lovegood, mas no entanto eles escapam.

Símbolo das relíqueas da morte, a linha no meio representa a Varinha das Varinhas, o círculo representa a Pedra da Ressurreição e o triângulo a Capa da Invisibilidade

  Algum tempo depois, os Comensais capturam os três depois que Harry menciona o nome de Voldemort na barraca, o qual ativa um feitiço rastreador. Para que Harry não seja descoberto, Hermione tenta desfigurar a cara de Harry com um feitiço, porém este mostra-se inútil. Eles são feitos prisioneiros na Mansão dos Malfoy, o novo quartel-general dos Comensais, encontrando por lá o senhor Olivaras, famoso por vender varinhas, e Luna Lovegood. Ao encontrar a espada entre os pertences do grupo, Belatriz Lestrange teme que eles tenham entrado no seu cofre em Gringotes. Hermione é torturada brutalmente por Belatriz pela Maldição Cruciatus, onde deixa uma marca em seu braço escrito "sangue ruim", pois esta quer descobrir como acharam a espada.
  Dobby chega, sendo ordenado por Harry a libertar os prisioneiros, porém Pedro Pettigrew descobre-os. Como Harry salvara a vida de Pettigrew (em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban), este retribui a dívida recusando-se a atacar Harry, mas a mão mágica de Pedro o estrangula pela traição a Voldemort. Na fuga, Harry captura as varinhas de Draco Malfoy e Belatriz,e essa mata Dobby com uma faca de prata durante o processo de aparatação. Eles aparatam no Chalé das Conchas (Casa de Gui e Fleur). Voldemort consegue a varinha das varinhas.
  Após passarem vários dias na casa de Gui e Fleur e retirarem informações valiosas sobre a Varinha das Varinhas com Olivaras, o trio invade Gringotes, com a ajuda do duende Griphook, o curioso foi que esse duende abriu o cofre de Harry na primeira vez dele em Gringotes. Com muita dificuldade eles pegam uma Horcrux guardada lá (a Taça de Hufflepuff) e escapam montando o dragão que guardava o cofre de Belatriz, mas perdem a espada, que era paga pelos serviços de Griphook. Assim eles vivem num esquema de "derrotar e roubar a varinha"
  Após isso, Voldemort percebe que as Horcruxes estão sendo destruídas, e a conexão mental entre Harry e Lorde Voldemort revela que uma delas está escondida em Hogwarts. O trio decide seguir para a escola, e chegando em Hogsmeade, através da Aparatação, ativam o feitiço Miadura (após uma certa hora ninguém poderia sair de suas casas). Os Comensais da Morte, que estavam hospedados em Hogsmeade, foram avisados por Voldemort que a qualquer momento Harry Potter apareceria para poder tentar entrar em Hogwarts. Tentando protegê-los,Aberforth Dumbledore, os abriga no seu bar e, este revela-lhes uma passagem secreta para o castelo. Lá dentro, a Armada de Dumbledore recebe-os na Sala Precisa - e a revelação de que Harry está no castelo faz os Comensais prepararem um ataque. A Armada de Dumbledore prepara-se para a luta, e a Ordem da Fénix também chega para o combate.
  Segue-se uma batalha, na qual Fred Weasley, Remo Lupin, Colin Creevey, Ninfadora Tonks e mais alguns não nomeados, morrem. No meio-tempo, Rony e Hermione pegam nos dentes do basilisco da Câmara Secreta para destruir a taça, e após Harry descobrir com Luna que o diadema de Ravenclaw pode ser um Horcrux, ele lembra-se de ter visto a jóia ao esconder um livro de poções. Harry conduz os seus amigos à Sala Precisa, onde acham o diadema, mas são descobertos por Draco, Vincente Crabbe e Gregorio Goyle. Os seis lutam, e Crabbe perde o controle de um Fogo Maldito e incendeia tão fortemente que o mata e destrói o diadema.
  Vendo a mente de Voldemort, Harry descobre que o inimigo está na Casa dos Gritos. Quando Harry, Hermione e Rony chegam lá, vêem Voldemort matar Severus Snape. Harry pega as lembranças de Snape e coloca na Penseira. As descobertas incluem que o bruxo, na realidade, nunca traiu Dumbledore: era um espião dele; que Snape foi apaixonado por Lílian desde criança, e ao saber que seria morta, pediu a Voldemort que a poupasse, e ao não ser atendido, jurou a Dumbledore ajudá-lo a proteger Harry durante toda a sua vida; que a morte do diretor foi combinada com Snape, pois ele descobrira que teria pouco tempo de vida de qualquer forma após destruir uma Horcrux; e que a tentativa falhada de matar Harry acabou por fazer um fragmento da alma do Lorde das Trevas se alojar no corpo do menino.
  Tendo descoberto que ele próprio é uma Horcrux, Harry decide ser morto pelas mãos de Voldemort. Porém, antes de se entregar a Voldemort, descobre que o pomo de ouro guardava a Pedra da Ressureição. Harry apresenta-se diante Voldemort e é morto pelo mesmo sem nem sequer puxar a varinha para se defender . Harry fica entre a vida e a morte e vê Dumbledore, ao dialogar com ele, descobre que não só a horcrux no seu corpo fora destruída, mas que Voldemort não pode matá-lo por ter usado o sangue de Harry para reconstruir o seu corpo, isso aconteceu no 4º livro.
 Após ressuscitar, Voldemort manda um comensal ver se Harry está morto. Esse comensal, que na verdade é Narcisa Malfoy vê que Potter está vivo, mas como ela deseja voltar ao castelo para salvar seu filho Draco ela diz ao Lord das Trevas que Harry está morto. Harry é levado de volta ao castelo fingindo-se de morto. Próximo da porta do castelo, vê Neville Longbottom, destruir a última Horcrux ao decapitar Nagini. Belatrix Lestrange tenta matar Gina e é morta por Molly Weasley, que é uma das situações mais estranhas e engraçadas, pelo fato de Molly xingar Bellatrix de vaca. Harry revela-se a Voldemort, sabendo que é o legítimo dono da Varinha das Varinhas - Draco Malfoy seria o proprietário após desarmar Dumbledore, e Harry ganha o direito após roubar a varinha de Malfoy na mansão - e assim esta não funcionaria nele. Voldemort conjura Avada Kedavra, mas a Varinha recusa-se a matar o seu mestre e o feitiço rebate em Voldemort, que cai morto. Harry usa a Varinha para consertar a sua própria, e devolve-a ao túmulo de Dumbledore.
  Segue-se um epílogo de 19 anos depois no ano de 2017, em que Harry casou-se com Gina e teve três filhos: Tiago Sirius, Lílian Luna e Alvo Severo (na versão original James Sirius, Lily Luna e Albus Severus, respectivamente) sendo que Alvo Severo é em homenagem aos dois homens de quem nunca se esquecerá, Snape e Dumbledore. Já Rony casa-se com Hermione e tem dois filhos, Hugo e Rosa. O afilhado de Harry, Teddy Lupin, namorado de Victoire, filha de Gui e Fleur, visita a família constantemente, e Neville tornou-se professor de Herbologia em Hogwarts. No capítulo final, Harry leva os filhos a King's Cross, onde encontram Draco Malfoy e o seu filho Escórpio, e o pequeno Alvo irá apanhar o Expresso de Hogwarts pela primeira vez. O livro finaliza com a frase "a cicatriz não incomodara Harry nos últimos 19 anos. Tudo estava bem".

  Os dois filmes podem ser classificados como: 1ª parte - Muita fala, pouca ação /// 2ª parte - Ação ao extremo. É o que podemos ver ao assistir, é triste saber que Hogwarts, a escola que nos alimentou a imaginação foi completamente destruída... Mas também pudemos ver como é que os personagens mudaram. Neville foi um dos que mais me impressionou, no começo ele era basicamente o maior Loser, mas depois ele se torna um dos heróis por ter matado Nagini, um belo exemplo de personagem esférico. Também todos se surpreenderam ao ver as memórias de Snape, e muito mais ao saber que ele não era um traidor. Incrível...

Agora a parte: Passou Quase Despercebido

  • Na cena da mansão dos Malfoys, Snape chega sozinho ao local, no livro, ele é acompanhado pelo Comensal Yaxley.
  • Em "Os 7 Potters", cada Potter e cada Protetor estão montados em uma vassoura individual, no livro, estão um Potter e um Protetor em cada vassoura.
  • Edwiges morre ao tentar proteger Harry em pleno ar, no livro, ela morre por receber o feitiço Avada Kedavra enquanto estava na gaiola.
  • O que denuncia Harry no filme, é a Edwiges, no livro, foi o feitiço que ele usou contra um Comensal da Morte: Expelliarmus.
  • No filme, todos os Potter seguem para a toca e podem desaparatar lá, já no livro, cada Potter segue para um local reservado, onde usa uma chave de Portal para ir para a Toca. 
  • No filme, Jorge não perde completamente a Orelha, ela fica pela metade, no livro, ele a perde completamente e só se vê o ouvido.
  • No filme, o Ministro da Magia simplesmente entrega os objetos do testamento aos seus pertencentes, no livro, ocorre uma grande discussão.
  • No filme, o aniversário de Harry iria acontecer após o casamento, no livro, acontece muito antes.
  • No livro, Harry toma a poção polissuco para ir ao Casamento de Gui e Fleur, transformado num primo dos Weasleys, no filme isso não acontece e ele não se disfarça.
  • No filme, o espectro de Dumbledore no Largo Grimmauld é a imagem do diretor ainda vivo, no livro, é o cadáver do diretor com a voz de Alastor Moody peguntando: Severo Snape?
  • No filme, Dobby, o elfo doméstico aparece no Largo Grimmauld trazendo, junto ao elfo Monstro, Mundungo Fletcher. No livro somente Monstro traz Mundungo.
  • No livrro ao irem para Godric's Hollow, Harry e Hermione tomam a Poção Polissuco e vão como trouxas, no filme eles vão como eles mesmos.
  • No livro, Belatrix tortura Hermione com a maldição cruciatus. No filme, ela escreve a palavra sangue-ruim no braço de Hermione com uma faca.
  • No livro, Belatriz Lestrange mata sua sobrinha, Ninfadora Tonks; no filme so é mostrado ela morta ao lado de Lupin (também morto).
  • No livro, Draco entra na Sala Precisa com Crabbe e Goyle, sendo que no filme ele entra com Goyle e Blásio Zabini. Goyle quem conjura o feitiço Fogo Maldito e acaba morrendo; no livro quem conjura e depois morre é Crabbe.
Capa orginal
Capa do livo no Brasil
Poster da Parte 1
Poster da Parte 2
Não pensem que a retrospectiva acabou!!! Ainda tem mais uma parte amanhã!!!

5 comentários:

  1. oiee
    adorei o seu blog
    realmente d++
    e brigaduu
    pelo comente
    no texto sabes...
    valew
    ja estou a seguir
    bjus.

    ResponderExcluir
  2. Oi mekashi!
    Que bom que gostou do meu blog! Já estou te seguindo de volta também!

    ResponderExcluir
  3. Oi Edu o/

    ^-^ aêêê, porque não assiste online? o':

    Jinhos<3

    ResponderExcluir
  4. Oi Kari-chan!

    Três palavras: Internet super lenta ;)

    bjs

    ResponderExcluir
  5. :'( Não faz mal, deve de aparecer alguém que saiba que anime é aquele o: depois eu lhe digo o nome. se aparecer alguém generoso :c

    Duas palavras: ah okay :o

    Jinhos<3

    ResponderExcluir