Páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

Livros - O Cortiço


Ficha Técninca
Título: O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
Editora: Sol e Objetivo
Edição: Não Consta :/
Capítulos: 23
Páginas: 219
 
  Publicado em 1890 no Brasil, O Cortiço é um marco do Realismo e Naturalismo brasileiro. Também nessa obra é apresentado aos leitores o conceito de Zooformismo, o fato de dar características de animais à seres humano, por exemplo: Experto como uma raposa ou Rápido como um puma. Na época em que foi publicada gerou inúmeras controvérsias em relação aos temas que eram abordados no desenrolar da história, especialmente em relação ao Homossexualismo, que naquela época a sociedade considerava isso como uma anomalia, assim como Sadismo, Masoquismo, Onanismo e Prostituíção. 
 Os elementos homossexuais da história são basicamente 2: Albino, um morador do cortiço que era homossexual e a relação entre Leónie e Pombinha.
 A história faz um rodízio sutil entre os personagens, que fala um pouco sobre a vida de cada um... Basicamente, João Romão é dono do cortiço São Romão (modesto ele, não acham?) onde ele abriga pessoas de todo o tipo, mora junto com Bertoleza, um escrava foragida onde ele forjou uma carta de alforria para ela, neste cortiço as mulheres geralmente trabalham com a parte de lavar roupas, enquanto os homens trabalham com escavação para ampliar os espaços do cortiço. Ao lado do cortiço, mora um português chamado Miranda - o maior rival de João Romão - e sua família, se não me engano o 2º capítulo é inteiramente dedicado à Miranda e sua família. 
  Entre os moradores do cortiço, se encontram Rita Baiana, uma mulata que não gosta de casamentos e dançarina de samba; Albino, que já foi mencionado no começo do post; Isabel, mãe de Pombinha, seu maior sonho é ver a filha casada; Machona, mulher de gênio forte, moradora do cortiço; Firmo, não é morador do cortiço, mas é namorado de Rita Baiana; Leónie, prostituta que abusa de Pombinha; Paula, mais conhecida como Bruxa é a curandeira do cortiço... entre outros.
  Vários fatos acontecem durante a história, como por exemplo, Florinda (filha de Marciana) engravida de um dos empregados de João e acaba fugindo de casa, com medo dos maus tratos da mãe. Chega uma família de Portuguêses: Jerônimo e Piedade de Jesus. Jerônimo se anima ao ver Rita Baiana ao dançar e acaba deixando a pobre Piedade de lado, além de matar Firmo, o namorado de Rita Baiana. Pombinha se casa com um militar após se menstruar aos 18 anos - algumas pessoas dizem que foi por causa dos abusos de Leónie - e depois de um tempo, esse casamento se frustra e acaba virando uma mulher da vida como Leónie...
  Enfim, acho que a parte mais ruim do livro é que tudo que está escrito nele é vital para compor um resumo e se eu continuar, vou botar o livro inteiro aqui XD

2 comentários:

  1. Oi Edu!!!
    Rapaz sumido!
    Fiquei feliz por você mencionar esse livro! Não aprecio muito a literatura brasileira mas esse livro realmente me agradou. Eu cheguei mesmo a rir com gosto em certas partes..[e uma história excelente, cheia de reviravoltas. Bem que poderiam transformar em minissérie!

    Ah sim na época os eventos especiais do filme eram meio chinfrins e coisa e tal..mas quando assistimos até esquecemos isso. Porque o que importa é o enredo. De que adianta os filmes de hoje serem abarrotados de efeitos especiais miravbolantes mas serem completamente ocos de conteúdo? Ah vira esse teclado pra lá! Remake de Labirinto NÃO DÁ!!! Ninguém se igualaria ao Bowie!
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Tsu!
    Eu também não sou muito chegado na literatura brasileira, mas eu li e achei legal... Dá para dar muitas risadas, mas eu tenho que admitir que eu me surpreendi muitas vezes durante a leitura devido à quantidade de tragédias que a história tem. Tem 2 filmes, eu vi o mais recente da década de 70, o que eu achei a coisa mais tosca foi a Rita Baiana, no livro ela é descrita como uma mulata e no filme ela é branca, esse tipo de detalhe não dá para pular!!! É uma boa idéia transformar em minisséire do que ficar cortando filmes em 4 partes que nem a Globo está fazendo ultimamente...

    Felizmente, nossas orações estão sendo atendidas, não há nenhum sinal de Remake... Ainda bem. rsrsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir