Páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

O Diário de Um Estudande de Alimentos - Capítulo 3

Nota: Vou ver se eu posto o capítulo 4 amanhã, OK ;D


3 – Quebrando as coisas e Trigo até sair pelas orelhas

1/8
            Hoje tivemos aula de Frutas e Hortaliças o dia inteiro... A matéria é legal, o professor é legal, mas ele fala de mais... Ele pediu para deixarmos duas matérias separadas no caderno para a matéria dele, mas eu não preenchi nada no caderno até agora :/
            Pelo menos ele pôde terminar o capítulo, ele também marcou com a gente, uma ida na biblioteca quinta-feira...

2/8
            Como terça-feira passada só tivemos Frutas e Hortaliças, hoje a foi só aula de Panificação com a Élida (vou escrever assim, até aprender a falar o nome dela direito) e começamos a aprender algumas coisas sobre os grãos em geral, entre eles, o centeio, a cevada, o arroz e principalmente o trigo. O mais chato desse dia é que a aula passou voando... :/
            O mais legal dessa aula, é que ela separou a sala em 4 grupos, para fazer um resumo sobre a história do trigo. Me enturmei bastante com a Magna, com a Libéria, a Liliane, Celedia, Diana... É, de homem só tem eu, o Matias e o Marcelo :/

3/8
            COE – Comunicação Oral e Escrita com a Cássia. Professora super legal! Eu adoro ela >w< Ainda bem que eu tenho uma boa afinidade com professores de português, por que imagina, uma pessoa que quer escrever um livro, não se dar bem com o português... Quero dizer, eu me dou bem na parte da escrita, mas na parte de gramática já é outra história. Ela nos explicou um pouco mais sobre a comunicação e ruídos que podem atrapalhar a comunicação entre o Emissor e o Ouvinte.
            Uma coisa legal no meio da aula, é que ela interrompeu a explicação para dar bronca no Marcelo, mas não pense que eu estou escrevendo isso por que eu gostei de ver o garoto se dar mal, mas foi pelo fato do jeito que a Cássia chamou atenção do garoto: Em uma sala onde 90% dos alunos são garotas, é estranho que o mais falante da sala seja um garoto...
            Depois ela pediu para que nos reuníssemos em duplas e escrevesse uma carta de reclamação para uma empresa, ou estabelecimento de comida, sobre um problema em um dos produtos e tentar resolver o problema explicando que houve um ruído.
Eu fiz com a Kibe, uma mulher comprou um bolinho chamado Pedro João (Paródia dos bolinhos Ana Maria) e teve uma baita diarreia (no texto colocamos com linguagem mais informal) e quando ela foi observar o problema, percebeu que o mês não constava na validade do produto. Para piorar a mulher queria um mês de compras grátis para compensar os gastos com remédios, o nome da doida era Mariquita, e ainda inventamos um msn para ela: mariquiteenha@hotmail.com, ela vai te adicionar no dia 32 de agosto, OK? XD

4/8
            Hoje aconteceu uma tragédia... A Camilinha passou com tanta pressa pela minha mesa que derrubou minha garrafinha de água, o que mais me surpreendeu nesse pequeno acidente foi que a garrafinha é feita de um plástico pobre, a coitada estraçalhou no chão, fazendo a maior poça no chão...
            Na maior cara de pau, fomos pedir ajuda ao Leo, e ele pegou alguns panos no armário, mas foi o maior #epicfail, ao invés de secar a água, os paninhos estavam empurrando a água para debaixo da mesa da Camilinha, então em um ato desesperado a menina correu para a cantina e foi buscar não um pano, mas o pacote completo: A tia da limpeza + esfregão + balde tudo isso por 5 parcelas de R$ 13,00 e de graça leva um chão limpinhooooo!!!
            Depois daquele acidente, tivemos um dia inteiro sobre Frutas e Hortaliças, e o Leo nos dividiu em 10 grupos sobre a conservação de alimentos, o meu grupo ficou com a parte de Fermentação, então fomos na biblioteca pesquisar sobre o assunto... O legal é que a gente pode escolher aonde fica o livro pelo PC da biblioteca e até mesmo reservar on-line os livros, isso ainda não acontece nas nossas casas, é um serviço exclusivo do SENAI, mas quando isso acontecer, vai ser muito bom >w<

5/8
            Hoje tivemos novamente aula de Panificação com a Élida e hoje, como sugere o título dessa semana, vimos trigo até sair pelas orelhas... É legal, mas acaba sendo exaustivo, mas quando se fala em pão em si, qual é o ingrediente principal? O trigo...
            Enfim, o grão de trigo é composto pelo pericarpo, que é a casca, o endosperma, que é tipo a polpa do trigo.
Manual de Sobrevivência do Curso de Alimentos
#5 – É só para comparar
Se um dia a Élida comparar o endosperma do grão de trigo com a polpa da maçã, é só para ilustrar, se você botar na prova que o endosperma se chama casca, você voa pela janela, OK ;D
            E finalmente, temos o gérmen do trigo. A professora também nos contou como funciona a industrialização super complicada do trigo, que passa por inúmeros processos que parece que isso nunca acabaria...

3 comentários:

  1. Seus dias estão sendo bastante agitados hein? ^^
    Eu também faço isso, quando derrubo alguma coisa eu chamo as tias da limpeza xD, mas eu ajudo elas também, obvio...
    Serio, por mais que eu leia, não consegui entender nada sobre o negócio do trigo ali em cima >,< (anta -.-')
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia!
    Eu só chama o a tia da limpeza quando o "desastre" é de uma magnitude tipo... poça da água gigante rsrs
    Vou ver se consigo simplificar para você:
    Imagine uma maçã.
    A maçã tem uma casa (O pericarpo do Trigo, ou casa mesmo)
    A maçã tem uma polpa (O endosperma do Trigo)
    A mação tem uma semente (O gérmen do Trigo)

    Espero que isso tenha clareado sua cabeça

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, ajudou bastante, entendibem agora... liga não, gente burra é assim mesmo -.-'
    Valeu
    Jinhos

    ResponderExcluir