Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

O Diário de Um Estudante de Alimentos - Capítulo 4 e 5

Nota: Talvez eu poste o capítulo 6 essa semana ainda

 
4 – A primeira prova avaliação somativa

8/8
            Hoje foi a apresentação dos grupos que o Léo separou para a gente. Na hora de apresentar, ele resolveu sortear os nomes e chamou logo a Kibe. Sortear o C@r4lh0, ele pegou o primeiro nome da lista de chamada! E logo, o grupo da Kibe era o meu grupo também... Não tivemos escolha a não ser apresentar a nossa pesquisa. Ela resumida fica mais ou menos assim:
           
            A fermentação láctica é utilizada na conservação de alimentos como meio exclusivo de preservação como tratamento preliminar.
            Picles, azeitonas e chucrute são os mais importantes produtos vegetais em que a fermentação láctica toma parte.
            Os vinhos produzidos em certas regiões do globo possuem acidez elevada, seja por causa de condições climáticas, como pelas variedades de uvas ali cultivadas. Se a fermentação malo-láctica ocorre espontaneamente, a qualidade desses vinhos é frequentemente melhorada. No entanto, o vinhateiro tem poucas possibilidades de controle no que se refere á sua introdução ou inibição.
            Para obter em controle mais efetivo, é possível que seja necessário proceder inoculações com culturas puras ou, certos ajustes nas condições de armazenamento do vinha propriamente dito.

É né... Tentamos.

9/8
            Hoje terminou a apresentação dos grupos e o Léo introduziu outros temas, como:
- Por meio de Utravioleta
- Por meio de Pressão
- Por meio de Radiação
            São mais três temas de conservação de alimentos, parece bem interessantes, não acham?
           
            Depois na aula de Panificação, vimos por meio de exemplos, a explicação de uma dúvida bem frequente das pessoas:
Manteiga
Vem do leite
Origem Animal
Margarina
Vem do óleo
Origem Vegetal

Também aprendemos sobre umidade: Ela depende do acontecimento do trigo antes da moagem e de condições de armazenamento que pode alterar a umidade da farinha de trigo.
Em outras palavras é sobre o processo de Condicionamento do trigo, onde ele é lavado e só pode ter no máximo 15% de umidade para não embolorar, isso é regulamentado por lei.

Também tem uma pequenina dica para você que compra farinha de trigo: Quanto menor a quantidade de cinzas (casca), mais branca será a farinha e de maior qualidade ela será.
            Vi que a farinha tem 4 tipos de açúcar presente: maltose, sacarose, frutose e xilose. Eles servem como substrato para as leveduras na produção de gás, de cor, sabor e aroma.
            O amido é formado por duas proteínas (eu acho ;P): a amilose e a amilopectina...

10/8
            Aula de COE e... Avaliação Somativa!!! Na verdade não era tão complicado, a prova era em duplas, o objetivo é que tínhamos que escrever um e-mail fazendo propaganda de um produto e tinha que haver um ruído... Eis então a nossa prova:

De: agataandrietta.karkarov@pophot.com.br (A Kibe se arrependeu depois de ter usado o nome dela no e-mail com o sobrenome Andrietta – sem comentários sobre isso)
Para: valeria_bandiida@malefiks.com (É muita Zorra Total para meu gosto...)
Enviado: 10/08/11 às 8:27
Assunto: Nova linha de produtos da PopHot

            Bom dia, caro consumidor!
            A Indústria de produtos alimentícios PopHot, gostaria de anunciar a você nosso mais novo produto.
            A linha de tortas Na Cara apresenta quatro tipos de sabores super deliciosos: holandesa, nozes, trufada e nosso sabor especial, a torta pop, com cobertura de uva e estrelinhas comestíveis de glitter.
            Como é lançamento, anunciamos uma promoção especial: Ao efetuar a compra de qualquer torta da linha Na Cara, na embalagem contém um código que você pode inserir neste site aqui e concorrer a duas viagens para Londres com tudo pago!

            Obrigado pela sua atenção,
            Indústrias Alimentícias PopHot


Enviado: 10/08/11 às 16:23
Assunto: RE: Nova linha de produtos da PopHot
           
            Boa Tarde!
            Olha, adorei a promoção, mas não consigo acessar o site que você me mandou.
            Eu adorei a ideia de uma linha de tortas, mas eu não quero levar uma torta na minha cara...
           
            Beijos
            Valéira

            Depois dessa nem precisa explicar qual foi o ruído... :/
            Após a prova tivemos um restinho de aula para praticar a paragrafação, uma coisa que eu achei bem legal.

11/8
            Hoje o Léo nos levou para a Biblioteca, para pesquisar alguns livros e bolar algumas perguntas em dupla para a próxima aula.
            Eu a Kibe fizemos bem umas 12 perguntas... Quando só iríamos falar apenas 1... Somos bem versáteis não acham?
            E para dizer a verdade as perguntas eram bem basiconas... Tipo: Cite alguns tipos de matérias-primas...
            Incrível né?

12/8
            Tivemos outra Avaliação Formativa, que ajuda a nos preparar para Avaliações Somativas de Panificação.
            A avaliação era fazer um resumo de legislações sobre o controle de qualidade da farinha de trigo... Infelizmente os papéis não estão comigo, pois teríamos mais informações para dizer a vocês...
            Depois fomos para a sala de informática passar a limpo tudo que fizemos... Foi uma enrolação geral, por que a Camila pode até digitar rápido, mas ela comete muitos erros...

5 - #EpicFail

 15/8
            Apresentação das perguntas para Frutas e Hortaliças, e como somos muito abençoados... Fomos os primeiros de novo! Das 12 questões, escolhemos qual que era mais fácil e falamos a seguinte:
Quais são os produtos que o Brasil exporta e importa?
R: Exporta: soja, açúcar, café e suco de laranja. Importa: Trigo e Leite

            Achamos que seria fácil... Achamos. Mas o Léo acabou fazendo uma tempestade em copo d’água falando que era muito difícil e blá, blá, blá... :/
            Depois perguntaram para a gente, sobre o que poderia estragar os alimentos e tentamos responder o que sabíamos... :/

16/8
            Hoje a aula do Léo, foi EXTREMAMENTE CHATA! Ele começou a passar um slide sobre Cadeia Produtiva e mercado de alimentos, tentei prestar atenção, mas eu quase dormi... >.<
            Pelo menos deu para dar uma acordada na aula de Panificação, onde aprofundamos nossos conhecimentos sobre glúten.

            O glúten é composto pela gliadina (que tem a função extensível) e pela glutenina (função elástica). E para formar a Rede de Glúten precisaremos de: Farinha de trigo + H2O + Batimento Mecânico! Prontinho XD
            É claro que eu vi mais um monte de coisas, mas se eu botasse tudo aqui iria dar páginas e mais páginas... :/

17/8
            Resultado da Avaliação Somativa: DECEPCIONANTE... Fiquei acima da média, mas tirei 60! Por quê???? Cometi alguns erros básicos de ortografia: TODO MUNDO FAZ ISSO, OK? ( - 20 pontos). O outro erro foi que não era para fazer o e-mail de resposta :/ (- 20 pontos)
            Decepcionante... Realmente decepcionante... Terei que me esforçar muito mais para me destacar nessa escola. Não, o pior é que a Cássia elogiou minha letra, não que eu fale que ela seja feia – pelo menos muitas pessoas dizem que são, pelo menos é ilegível, acontece que quando eu escrevo muito rápido, sai feia, é a lei natural das coisas – mas isso realmente me impressionou... Ela achou que era um letra feminina, por que geralmente meninos tem letras bem esculachadas e tal... É bom ter um menino caprichoso n_n
            Depois vimos mais sobre paragrafação. E fizemos a escrita de um parágrafo:
           
            Mariquita, chegou na sala indicada e sentou-se para realizar a prova. A prova tinha questões difíceis demais que fizeram Mariquita pensar bastante. Após muita reflexão, decidiu escrever as respostas cuidadosamente no gabarito. Após o término, Mariquita entregou a prova e saiu apressada da sala.

18/8
            PANIFICAÇÃO!
            Essa aula foi muito importante pois servirá de base para a nossa aula prática no dia 26!!!! OMG, OMG, OMG é SEMANA QUE VEM!!! >w< Estou muito animado! Mas esse processo de análise da qualidade da Farinha de Trigo parece uma coisa muito complicada!!! OMG OMG OMG eu não sei o que escrever, por que novamente é muita coisa!!!

19/8
            Frutas e Hortaliças... Com slides que dão sono... Sono... Sono... Sono... Que a Kibe dormiu na sala, e o professor parou a aula para acordá-la... Ri Litros!!!
            Depois finalmente utilizamos o portal SENAI e advinha... O Léo já deixou uma surpresinha no portal para nós: 10 arquivos para ler... Sendo que um deles tem 105 páginas... Isso mesmo 105 PÁGINAS, ele anexou um livro para a gente ler... Por favor né? :/

7 comentários:

  1. AEEE EDU \o/
    que saudades de comentar aqui.
    Ae obrigado ^-^
    Claro que você estava com saudades(xD)
    :OO 2 escolas?

    ^-^ irei por já ná página das músicas.

    É só mais um bocadinho e terei os 20 *olhinhos brilhando*

    Jinhos<3

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Kari-chan...
    2 Escolas. Uma de curso técnico (Que estou escrevendo o Diário de Um Estudante de Alimentos) e a escola normal.
    Já vou dar uma olhada!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. ><'
    ah, gomen não ter postado logo na hora xD
    Já la estão, se você quiser mais alguma é so dizer ^-^

    Jinhos<3

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por comentar no meu blog^^

    E para minha desgraça, como passei os albuns picassa de conta, fiquei sem nenhuma imagem no blog! Foram todas desaparecendo aos poucos!

    Espero que tenha mais sorte que eu com o seu blog!^^


    Ps: Adorei a imagem do gatinho! Quando o meu gato "tomé" morreu fartei de chorar mxm! Agora tenho um chamado "moço" Que está saudável e feliz e me deixa ainda mais feliz a mim que ele esteja bem!

    Confie nos gatos! Eles nunca contarão os seus segredos!

    ResponderExcluir
  5. arigatou por colocar o meu blog animecity na barra lateral, posso colocar o seu no meu blog?

    ResponderExcluir
  6. Oi Haru-chan!
    É a internet é traiçoeira... Não se pode confiar nela, mas não vivemos sem ela :/
    Mas acontece... Tem dia que o google vira a cara para mim e não abre nada.

    Ah que pena... Mas que bom que você está feliz com seu gatinho. Eu também tenho um, ele se chama Neko-chan (Super criatividade)

    Não me importo se você colocar, OK ;D
    bjs

    ResponderExcluir