Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

O MAC-USP

Pessoal, hoje vou mostrar para vocês um trabalho super legal que eu fiz sobre o MAC-USP, espero que gostem!

MAC - USP



O MAC - USP
 
O MAC USP é um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea da América Latina, Museu de Arte Contemporânea da USP foi criado em 1963. Naquele momento, a Universidade de São Paulo recebeu de Francisco Matarazzo Sobrinho, o presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o acervo que constituía o MAM, além de sua coleção particular e de sua mulher, Yolanda Penteado.
Hoje o MAC USP ocupa três edifícios – um no Parque Ibirapuera e dois na Cidade Universitária .
Em 2011, graças ao apoio do Governo do Estado através da Secretaria da Cultura e da própria Universidade de São Paulo, o Museu receberá um novo edifício com maior capacidade para abrigar suas atividades e expor seu acervo, no Parque Ibirapuera. O novo prédio permitirá reposicionar o Museu no circuito cultural de São Paulo como lugar de vivência artística, formação e informação e, também, opção de lazer. 
  Ligado à pesquisa universitária, o MAC procura tornar seu acervo acessível a todos os públicos oferecendo exposições com os mais variados recortes e amplas possibilidades de percursos e leituras pela arte moderna e contemporânea. O Museu realiza também exposições com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, novos e consagrados, que não pertencem ao seu acervo. Além das exposições, o Museu mantém intensa atividade na área cultural, por meio de cursos, palestras, atividades de ateliês e monitorias especiais e voltadas para o público geral. Na área acadêmica, oferece disciplinas optativas de graduação e pós-graduação. A atividade de pesquisa desenvolvida pelos docentes está voltada ao estudo do acervo e a temas ligados às áreas de história, teoria e crítica de arte, além de museologia e educação 
 
Acervo
Seu acervo é muito extenso, tendo cerca de 10 mil obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, objetos e obras de arte conceitual e arte contemporânea. A relação de artistas inclui Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky, Modigliani, Calder, Braque, Henry Moore, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Volpi, Flávio de Carvalho, Julio Plaza, Antonio Dias e Regina Silveira, entre tantos outros.
Confira alguns quadros:
Floresta de Tarsila do Amaral / Onça Pintada nº 1 de Leda Catunda


Organização
A organização de uma exposição é, deveras, bem complexa, vai desde escolher quais obras vão para a exposição, até escolher o que escrever nos textos de paredes e movimentar quadros. No site está disponibilizado uma série de vídeos de como é organizado uma exposição, eles dão destaque para a movimentação das obras de Maria Martins que chegam a ter quase 4 metros de altura.


Contato  
Para mais informações visite o site do MAC USP: http://www.mac.usp.br/mac/ - Você poderá ver o acervo, vídeos, documentários e até mesmo um passeio virtual no museu
https://www.facebook.com/usp.mac A página do Facebook do MAC USP
http://twitter.com/mac_usp O Twitter do MAC USP

6 comentários:

  1. Edu o/
    Gostei da matéria! Embora eu não aprecie muito esse tipo de arte, é legal saber desses lugares! Estudar arte e sempre bom!
    Opa que trabalho legal esse oseu de ser blogueiro do Blogger kkkkk..sério, eu também vou ser..pena que não ganhamos um salário com isso não é mesmo? =p Escrever artigos é a única coisa que sei fazer direito 0_0* Olha essa idéia de você entrevistar os cosplayers é uma boa...nesse evento tenho certeza que você encontrará um cosplayer do Kakashi(creio que ele irá de Kakashi) que é legal, tanto é que ele fez o coslay do Pain que está na sessão =).v Queria muito poder vê-lo novamente, ele se especializa em cosplays de Naruto na minha opinião =)
    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Tsu!
    Eu geralmente aprecio a arte em geral... Não tanto para prestrar Artes Plásticas em uma universidade, mas eu aprecio.
    Eu acho que esse deveria ser um trabalho pago também! Estaria faturando bastante XD
    Tomara que eu o encontre por lá. Vai ser bem legal!
    Jura que um dos cosplays de Pain é ele? OMG!!! Que legal!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Edu!
    Que bom que você curtiu meu Top 7! A de Cowboy Bebop é realmente bem fora do comum, acho que foi uma das mais originais que já vi. A música de Elfen Lied chama-se Lilium e certamente você deve ter ouvido em algum vídeo do Youtube =) Lembro que quando ouvi pela primeira vez, adorei..e peguei todas as versões que tinha para baixar.
    Sim, um dos cosplayers do Pain é brasileiro..eu mesmo falei qual era na descrição do post, dá uma conferida! Mas acho que se tiver evento ele irá de Kakashi.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Tsu!
    Infelizmente nem acabei indo ao CAF - que raiva...
    Minha amiga que ía junto comigo passou mal e eu acho que ir nesses eventos sozinho é muito ruim. E depois que eu decidi ir sozinho, meu pai não quis me levar :/ *Lembrando que eu decidi ir sozinho 1 hora depois que eu combinei com a minha amiga*
    Parece que não era para eu ir mesmo... Quem sabe ano que vem no AF? :/
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Edu!!!
    Poxa, que pena que você acabou não indo no evento...pessoal que fura na última hora é tenso. Eu acho que se é possível aprveitar o evento mesmo sozinho..claro que não é tão divertido. Eu mesma fui sozinha uma vez e não gostei...se você tiver pelo menos uma pessoa contigo já está ótimo.
    Sim, quem sabe no ano que vem vc não aparece no AF? Afinal, estareos em 2012!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Tsu!
    Pois é, imagina a minha cara quando eu fiquei sabendo essa notícia pelo telefone, tipo 1 hora antes de se encontrar para ir ao evento :/
    Minha mãe se ofereceu para ir, maasss mãe que é mãe quer que o seu filho passe longe dessas lojinhas de "cacarecos" do japão XD
    Vou fazer te tudo possível!
    Talvez eu chame todos os meus amigos - até mesmo os não otakus - para ir ao AF! Por exemplo a Kibe não é otaku, mas deve achar os cosplays uns "brotos", de acordo com ela... rsrsrsr
    bjs

    ResponderExcluir