Páginas

sábado, 10 de setembro de 2011

O Diário de Um Estudante de Alimentos Capítulo 6, 7 e 8


6 – Primeira aula prática / Parte 1

22/8
            Hoje o dia deu para ser mais mastigado com Frutas e Hortaliças – duplo sentido :P – Eu ainda estou meio perdidão em relação a cadeias produtivas, mas acho que talvez eu ainda consiga entender algum dia... Eu espero.            Sabe o que eu mais estou temendo? É uma prova – ou avaliação Somativa – sobre o assunto, por que eu estou perdidaço nessa matéria... OMG.

23/8
            Um pouco mais sobre aquela super e complicada cadeia produtiva de Frutas e Hortaliças... Estou me esforçando para poder entender como é que funciona aquele negócio. Mas está ficando cada vez mais difícil :/
            Por outro lado, depois do intervalo tivemos aula de Panificação, mas quase não foi aula, a professora Élida estava organizando os grupos. Não sei se eu mencionei que eles dividem a sala em turma A e turma B, para que o esquema de aulas seja esse:

Turma
Quinta
Sexta
A
Frutas e Hortaliças
Panificação
B
Panificação
Frutas e Hortaliças

            Por que eles fazem isso, eu não sei, mas é melhor e mais fácil trabalhar com uma turma menor, o pior é que os professores tem que dar a mesma aula duas vezes, então deve ser um pouco cansativo.
            Enfim, vou tentar simplificar como vai ser o sistema da aula prática. A aula prática tem 4 atividades, sendo que são dois dias de aula prática, então dá para fazer uma atividade antes e uma depois do intervalo. Para que dois grupos não façam a mesma atividade, ela fez o seguinte: no meu caso eu sou o grupo 2, então na primeira metade da aula do dia 26 faríamos a atividade 2, depois a atividade 4 em seguida no dia 2 faríamos a atividade 1 e depois a atividade 3...

24/8
            Aula de COE.
            Eu prometi a mim mesmo que não seria um Epic Fail na única matéria que eu mais me sentia a vontade naquele curso. E estou tentando cada vez mais.
            Hoje estudamos um pouco mais sobre os gêneros textuais, no caso: Dissertativo, Narrativo e Descritivo.
            Para realizar as atividades a professora escolheu as duplas, eu acabei caindo com a Magna, ela é uma pessoa bem legal e bem criativa.
            Nossa primeira tarefa foi escrever um parágrafo descritivo sobre a foto de uma família. Quando levamos para a professora o texto havia se tornado um Epic Fail... Havia começado com uma narrativa e tinha muito mais que um parágrafo :/ Tivemos que refazer o texto, então ele ficou assim:

A foto em família
            A fotografia mostrava um sofá vermelho com três pessoas confortavelmente sentadas: à esquerda estava uma senhora de óculos, cabelos grisalhos e com um olhar abatido; ao lado um senhor com semblante alegre e roupas sociais; na ponta uma mulher com aparência calma e um lindo vestido vermelho.

            Havíamos percebido que tínhamos um plus em narrativa e um minus em descritiva. Na hora de dar a situação problema, ao invés de escolher a descritiva a anta aqui resolveu escolher a narrativa... Pelo menos deu certo:

Um trágico acidente
            Em um dia qualquer, nossa turma foi visitar uma indústria de embalagens. Durante a apresentação da produção de caixas, um de nossos colegas notou algo estranho em uma das máquinas. Chamamos o operário para ver o problema, ao colocar a mão para retirar a embalagem que havia enroscado, as correntes começaram a girar ferozmente, destroçando a mão do operário.

            Mwahahahahahhaha >:)

25/8
            Hoje a aula de Frutas e Hortaliças foi mais light. Finalmente fizemos algo a respeito da cadeia produtiva e minhas dúvidas foram todas tiradas. Vou mostrar para vocês um pouco do trabalho. Meu grupo escolheu fazer a cadeia produtiva da maçã.

Fluxograma
No caso a nossa maçã seguiu os seguintes itens da cadeia produtiva:

Insumos
            Para a realização da produção da maçã, precisaríamos de Ferramentas agrícolas, ou seja enxada, pás enfim tudo para o cultivo da fruta. Precisaríamos de defensivos agrícolas, ou seja – infelizmente – agrotóxicos, eu queria uma maçã orgânica, mas precisaria de um processo um pouco mais complicado, então o grupo resolveu deixar isso quieto. Depois precisaríamos de adubos, fertilizantes, substratos, mudas, sementes, irrigação – é Ó-B-V-I-O – e embalagens.

Produção
            No caso a nossa produção foi agrícola – ah vá, é mesmo? Pensei que a maçã vinha da vaca :/ - e era o cultivo de frutas cítricas e uma lavoura permanente, pois caso não saibam, a maçã dá na macieira – não, não, dá na bananeira :S – e é uma arvore que vai dar fruto por um bom tempo.

Indústria/Transformação
            A maçã passou por Packing Houses, nosso consumidor imaginário seria tanto do exterior como do Brasil mesmo, e a demanda era frutas in natura (frutas frescas), produção de sucos e polpas, bebidas prontas, néctar, refresco, refrigerantes e chás.

Comércio
            A maçã que seria exportada foi para Atacadistas e Cooperativas exportadoras, a que ficou mesmo no país iria para o Mercado Atacadista ou seja, passaria pela Ceasa e pela Ceagesp. A maçã que foi para o mercado varejista foi distribuída em sacolões, feiras livres, supermercados e cozinhas industriais.

26/8
            Chegou o dia!!! A aula prática foi hoje *-*
            E foi o dia em que eu estreei meu EPI (Equipamento de Proteção Individual), usei o jaleco, a maravilhosa toquinha de tia da cozinha e um belo sapato de segurança que aumenta o número do meu pé 10 vezes... Fico parecendo o Bozo, mas ainda assim é melhor que aquelas botas de açougueiro.
            Chegamos no laboratório e já nos organizamos. Nossa primeira atividade foi a Lavagem da Rede de Glúten com a farinha tipo A(naconda – é sério mesmo!!!)
            Preparamos uma solução salina e pesamos 50g da farinha Anaconda e misturamos tudo, ficou tipo uma massa, logo em seguida lavamos essa massa com a solução salina, ela ficou bem pequenininha, depois pesamos o glúten úmido e depois usamos um equipamento chamado Glutork que seca o glúten, parece uma sanduicheira ele faz um barulho muito estranho, parece que ele mata a gliadina e a glutenina #tenso...
            Depois do intervalo fizemos a atividade 4, que é o Falling Number. Pesamos 7 g de farinha duas vezes e colocamos em um tubo de ensaio junto com 25 ml de água destilada.  Colocamos em uma máquina que mistura a farinha com a água e em seguida colocamos em banho-maria ficou um treco meio papa... :/

7 – Primeira aula prática / Parte 2

29/8
            Apresentamos o nosso trabalho sobre a cadeia produtiva, mas a anta aqui esqueceu de trazer o fluxograma... E lá vai a anta copiar o fluxograma da Dani – que senta atrás de mim – ainda bem que deu tudo certo :P

30/8
            Hoje teve 100% aula de Frutas e Hortaliças :(
            Mas o assunto foi sobre Microbiologia, é até legal só que é MUITA COISA! Vocês não fazem noção, eu acho que me perdi :/ wahahahahah justo agora que eu tava entendendo a cadeia produtiva.

31/8
            Prova.
            Desta vez foi com a Libéria, e a prova era descritiva...
            Desculpem, mas o rascunho ficou com ela, se não eu teria postado o que fizemos... Me desculpem mesmo...
1/9
            Mais microbiologia, só que dessa vez o Léo apresentou uma atividade para fazermos relacionada com leis e tal, tipo (É SÓ UM EXEMPLO!): Se de 5 amostras de maçã, 3 conter estafilococos (bactéria), essa maçã não é própria para o consumo. Fizemos isso com alguns exemplos. Foi até legal e então continuei a entender, acho que eu só entendo as coisas quando eu faço na prática :D

2/9
            Continuação da aula prática.
            Fizemos a atividade 1 que é a mesma coisa que a atividade 2 só que com outro tipo de farinha.
            Já na atividade 3 fizemos a mesma coisa só que mecanicamente, com equipamentos de ponta e tudo mais...
            No fim lavamos a louça, literalmente...
            Ah, o pessoal do 4º termo estava fazendo projeto deles lá... E o deles era CERVEJA AMANTEGADA! Que raiva! Quando eu estiver no 4º termo vou fazer feijõezinhos de todos os sabores! òuó

8 – E o diagnóstico é...

5/9
            + Microbiologia....
            Me perdi de novo D: WAAAAAAHAHAHAHAH
            Que saco!!!
            E para piorar ele marcou uma prova com todo o conteúdo do semestre até agora... Só se passou o mês, mas ele já deu uma porrada de coisas para a gente...  Será uma avaliação diagnóstica :P
            #TENSO!

6/9
            A Élida fez algumas reclamações sobre a turma B... Não me senti fodão só por que estava na turma A, mas é meio ruim... Também fiquei sabendo que a sala em geral tinha 5 reclamações :/
            Depois ela fez uma dinâmica com balas *yum* e pediu para escrevermos duas dinâmicas.
            Ehehehehehe :D
            Depois tínhamos que resumir a matéria em uma música...
            Abre a porta glutenina! Eu não abro não! Você vem da rede de glúten então saia fora com essa gliadina elástica do meu colchão
HAUSUHAUSHAUSHAUSHUASH

7/9
            FERIADO! \o/

8/9
             Alguém se lembra do que eu falei no título??? Pois é... Hoje foi o dia do “diagnóstico”
            Só para deixar claro, eu fiz uma pesquisa enorme, imprimi um monte de folhas, tanto que a minha tinta preta acabou :/
            Hora da prova... Não havia questões muito difíceis, mas quando eu olhei acima na folha... Estava escrito Avaliação Somativa. SOMATIVA? Mas perae... Não era Diagnóstica, que não valia nota nem nada? Pois bem, Somativa vale nota.... T^T
            Fiz a prova bem tranquilo e acabei no horário do intervalo... Infelizmente já fiquei sabendo de cara que errei 3 questões... :/ PUTA FALTA DE SACANGEM!!! Mais uma prova #EpicFail Waaaaaahahahahaha

9/9
            Hoje foi quase um #EpicFail na minha vida no SENAI....
            Pelo menos a prova foi marcada para terça e quinta.
            Hoje a Professora Élida, nos separou em grupos para discutir sobre pragas que acabam deteriorando a qualidade da farinha de trigo... Vai por mim, é cada verdade cabulosa que chega a dar medo :/
           

15 comentários:

  1. nossa ki dias hein xD
    a parte ki tipo achei interessante de certo modo foi o acidente hohoho sinitro
    haa teve um post ki vc fez sobre "top 10...sagas literarias"
    tipo eu achei muito bom
    e teve um livro ki vc colokou ki tipo eu amei ki foi o sussurro cara e muito firme esse livro
    eu...ate um dia desse tinha feito o visu do meu blog com o tema do "hush hush" mas mudei
    agora to lendo "a garota a capa vermelha" ate ki e legal...=DDD
    bjus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mekashi!!!
    Pois é, eu não tenho tempo nem para respirar...
    Você curtiu o acidente? Sua sádica #brinks
    Eu acabei de ler Sussurro... É INCRÍVEL! Eu adorei a história, mal posso esperar para ler Crescendo.
    Eu lembro que vi seu blog com esse tema!
    JURA QUE TEM ESSE LIVRO? EU TENHO QUE LER XD
    bjs

    ResponderExcluir
  3. haushaus
    sadica...hehe sou só um pokinho..e serio sou as vezes xD
    vc tb gosta de air gear?
    e realmente muuuuito legal eu tipo ki amei eu achei muito engraçado o vol.1 na parte ki ele ta no quarto chorando hahaha eu ainda nao assistir o anime...mas um para a lista ^^
    o livro crescendo eu tenho...eu achei ele meio ki estranho...mas tb e muito legal
    aii a garota da capa vermelha no livro tem 29 capitulos só ki tem um ki e o verdadeiro final...ki ta ate no site o cap.30
    ja baixei ai quando eu terminar de ler o livro vou ler o capitulo final
    agora eu to kerendo comprar 5 livros nossa

    1- fallen
    2- fallen - paixao
    3- tormenta - fallen
    4- beijos de vampiro
    5- beijos de vampiro - beijo da morte

    eu li a sinopse deles...achei interessante.
    auz...o post fikou enorme
    vou parar por aki xD
    bjus.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Air Gear!
    Eu ri muito com o volume 2! Tem uma parte que a Mikan fica provocando a Ringo é muito engraçado!!!
    Que legal! Gostei dessa idéia, talvez eu faça isso com meus livros n_n
    Se você olhar abaixo do meu blog tem uma lista de desejos, mas fora estes tem:
    - O Diário de Anne Frank
    - A série Fallen
    - Série da Anne Rice
    - Nárnia
    - O Senhor dos Anéis
    - Livros do André Vianco
    - Livros da Marcia Kupstas
    e por aí vai...
    Não se importe... Eu ADORO comentários tamanho GG XD
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Grande Eduardo, mais um texto bem escrito e lúdico, muito interessante o curso que você está fazendo, Curso Técnico de Alimentos, seria uma introdução à Nutrição na facul? É um maravilhoso campo, e principalmente nos dias de hoje, onde a alimentação da população é movido a fast food.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Fala Paulo!
    Praticamente é quase isso. Quem se forma em Técnico de alimentos pode seguir carreira em nutrição. Mas basicamente mexemos com análises e industrialização dos alimentos.
    abração

    ResponderExcluir
  7. Oi Edu!

    Sua narrativa nas aulas medão a entender que estudar esse curso é uma verdadeira saga...
    e aque as hortaliçassão problemáticas x.x
    Então...essa verdadeira lenda urbana acerca da doação de orgãos realmente é algo que eu não sabia! Quando fiz a pesquisa sobre o tema para redigir o artigo o que obtive foi o excelente site do Adote (cujo link coloquei na postagem) e uma notícia chocante sobre tráfico de orgãos que repercutiu até no Fantástico. Agora..esse lance da pessoa receber os orgãos de um criminosos e se tornar um criminosos é um tremendo absurdo sem sentido.
    Caso vc tenha interesse em saber mais sobre quais orgãos é possível doar, dá uma olhada lá no meu post que eu menciono e deixo o link do site ADOTE. Quando estava pesquisando sobre o tema encontrei esse site sério e super completo que tira todas as dúvidas de forma bem clara. Lembro que anos atrás rolou na tv uma propaganda sensacional sobre doação de orgãos..mas ela passou por muito pouco tempo.
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Tsu!
    Realmete Frutas e Hortaliças é aquela matéria chata que não pode piscar o olho se não já se perde :/
    É eu também achei essa lenda urbana terrívelmente estúpida. Como o ser humano pode ser tão ignorante a ponto de criar uma balela dessas???
    OK, vou acessar este site.
    Eu também já vi muitas propagandas legais, mas que foram apagadas da TV, enquanto propagandas de Sandy Devassa passam a cada 5 minutos... Mundo injusto né?
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Edu!
    AHSAHS eu certamente não iria aprender sobre hortaliças...pressinto isso. Tem razão..prpopaganda de conscientização decente o pessoal impede de transmitir mas só porque a Sandy resolveu se mostrar "devassa" todo mundo quer ver...é o Brasil, pra variar.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Tsu!
    Pois é né... É o lindo, esplendoroso e risonho *segundo a Vanuza* Brasil... É triste mesmo...
    Escuta, a Emília me fez uma proposta de chamar algumas pessoas para participar de um 4x4 bem legal que fala sobre alimentos transgênicos, o que você acha?
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Edu o/
    Opa fazer o Leon de Kigndon Hearts será fácil porque ele já é muito parecido com o Leon do Resident Evil! Procurei os cosplays mais fodas e bonitos do Leon que vi (o que eu falei que é o mais perfeito arranca suspiros de qualquer mulher kkk).
    Opa eu adoraria participar de um 4x4 da Emilia 9embora ela nunca mais tenha aparecdo no meu blog u.u) mas...eu nem sei direito o que sã oalimentos transgênicos 0_0* (vergonha de confessar isso).
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Tsu!
    OK, vou te dar uma explicação meio por cima...
    Alimentos Transgênicos são aqueles alimentos genéticamente modificados, ou seja, os cientistas pegam um pedaço do gene de qualquer outra coisa (planta ou animal) no alimento para obter uma característica desejada. Por exemplo: A traça tem um gene que a faz resistente a uma praga chamada Geada de Fogo, que faz muito mal para maçãs, eles pegam esse pedaço de gene e ingere na maçã.
    Outro exemplo de alimento transgênico é o salgadinho Fandangos ou a batata Pringles.
    Não dá para dizer se são bons ou ruins com muita certeza... Mas ultimamente muitas pessoas estão morrendo de câncer e o corpo delas entra em estado de putrefação quase 3x mais rápido...

    espero que isso tenha dado uma base XD
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Edu!
    Ah agora eu sei o que são alimentos transgênicos!!! Olha eu aceito participar do 4x4 sobre o tema...especialmente porque vc mencionou esse lance sinistro sobre essa coisa ser boa ou ruim para a saúde...o que é muito artificial nunca é bom. Isso se aplica á todas as coisas da vida não é mesmo?
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Tsu!
    Que legal! É eu concordo com o que você disse, e isso se aplica até mesmo quando é um coração artificial, ele pode dar um piripaque e aí já viu né?...
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Edu!
    AHSAHSAHS vc conhece esse filme? 0.0 Ou a versão da Disney? Tem razão..antigamente os filmes tinham uma magia teatral e mística sensacional..antigamente o cinema era voltado para a arte e não totalmente para o lucro como é hoje.
    Ah pelo menos PH não faz sujeira kkk....quando vi as fotos de vc e a farinha lembrei do episódio que o Kiko e o Chaves tentam preparar um bolo kkkkk.
    bjs

    ResponderExcluir