Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Encontro com autores

Olá pessoal!
Em primeiro lugar...
Feliz dia de Nossa Senhora Aparecida! Que ela continue intercedendo por nós!
Em segundo...
Feliz dia das Crianças!!!

OK, agora eu vou falar um pouquinho sobre uns encontros que eu tive por essa vida aí...


Recentemente inaugurou na minha cidade o Teatro do SESI, e sabe o que é mais legal? É que ele fica a uns... 12 passos da minha escola! Tipo, a minha escola fica depois do lado esquerdo da foto...

Enfim, durante o mês de agosto, o teatro fez uma coisa bem legal...
Um projeto chamado Literatura Viva, onde 3 escritores vieram para dar palestras e fazer um bate-papo.
E eu fui nos três dias.

Dia 1 - Marcia Kupstas
"Aventura de ler: literatura é arte de pré-requisito? Ou um bom livro salva a sua alma?"
Com mais de 20 anos de carreira, cerca de um milhão de livros vendidos e mais de 80 títulos publicados. Nascida no bairro da Vila Zelina, zona leste de São Paulo, é licenciada em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo. Começou a escrever na adolescência, participando de grupos literários no colegial.
Seu primeiro livro "Crescer é perigoso" publicado em 1986 recebeu o Prêmio Revelação no Concurso Mercedes-Benz de Literatura Juvenil (1988). Já seu livro "É precioso lutar!" além de receber o Prêmio Origenes Lessa da Câmara Brasileira do Livro (1988), foi selecionado para a Biblioteca infato-juvenil internacional de Frankfurt, na categoria de "exemplo cívico a ser seguido". Recebeu também o Prêmio Jabuti na categoria literatura juvenil com "Eles não são anjos como eu".

Marcia Kupstas é uma pessoa incrível, é só isso que eu posso dizer. Simplesmente isso. Ela é muito legal e gente fina, atualmente já li um livro dela, Três Animais e estou lendo agora Revolução em Mim. Mas na verdade o que eu quero mesmo é ler TODOS os livros dela. TODOS!
A pergunta que eu fiz para ela foi:
Quando você lançou seu primeiro livro, você teve aquele medo do tipo "Ah, será que eles vão gostar? Será que vão odiar? Como vai ser?"
Ela respondeu o seguinte:
Medo todo mundo tem, inclusive eu. Mas sabe Eduardo, eu acho que no momento você está vivendo na melhor época, digo, na época da tecnologia. Você pode lançar trechos do seu livro em um blog e sair por fóruns pedindo informações sobre ele. Desta maneira, você com certeza irá reduzir boa parte do seu medo.

Enfim, se quiserem opinar sobre o meu livro, a página dele está aqui, contém um resumo do primeiro livro, outros títulos da saga e alguns trechos.

Dia 2 - Telma Guimarães
"O processo de criação na literatura infantil e juvenil"
Nasceu em Marília (SP) e reside em Campinas (SP). Formada em Letras Vernáculas e Inglês pela UNESP, lecionou na rede estadual de Campinas até 1995, quando decidiu dedicar-se somente a literatura infantil e juvenil. Foi cronista do Jornal "Correio Popular" e também acessora cultural na Delegacia de Cultura de Campinas. Em 1988, publicou os livros "Cara de pai", "O sopão da Bruxalaca" e "Tarta-Luga". Em 1989, recebeu da APCA o título de "Melhor Autora em literatura infantil" com a obra "Mago Bitu Fadolento". Já publicou mais de 150 títulos infantis, juvenis em português, inglês e espanhol. É autora do dicionário bilíngue Português/Inglês, Inglês/Português em co-atuoria com Terrence Edward Hill e da coleção biblíngue "biclássicos", pela Editora do Brasil.

Telma Guimarães é um pessoa muito doce e atenciosa, ela é muito divertida e legal, fiquei feliz em saber que ela morava na mesma cidade que eu, outro fato curioso é que ela se dedicou inteiramente à literatura no ano em que eu nasci, não é a coisa mais legal? *-*
Quando eu tiver filhos, eu com certeza vou querer comprar boa parte dos infantis delas, especialmente o "Bichodário", eu me encatei por ele! rsrsrs
A pergunta que eu fiz para ela foi:
Na hora de mandar o livro para a editora, é mais recomendado mandar o livro por e-mail em um anexo, ou procurar uma gráfica para encadernar o livro e mandar pelos correios?
Ela respondeu o seguinte:
Sem dúvida, procurar uma gráfica para encadernar o livro e mandar pelos correios. Mesmo que hoje em dia com os e-mails fica tudo mais fácil, boa parte das editoras ignoram os pedidos de publicação pelo e-mail. 

#Fikadica
Dia 3 - André Vianco
"Suspense, Terror e Imaginário"
Considerado um dos maiores autores brasileiros da literatura fantástica na autalidade, André Vianco, por dois anos foi redator de uma rádio da capital paulistana, primeiro escrevendo para programas  humorísticos e depois para o departamento de jornalismo. Em 1999, produziu 100 cópias de seu primeiro best-seller: Os Sete, que foi re-publicado pela editora Novo Século. Com 13 livros publicados e mais 50.000 exemplares vendidos, Vianco aborda temas sobrenaturais, mesclando suspense e terror, com histórias protagonizadas por vampiros, lobisomens e outros seres.
Atualmente está adaptando suas narrativas literárias para o cinema.









O que eu posso dizer de André Vianco? Simplesmente um dos caras mais simpáticos e gente-fina que eu já vi na minha vida. Tenho que admitir que nunca ouvi falar da obra dele, mas no dia do teatro tinha uma feirinha com livros dele e o devorador de livros aqui, correu para comprar o último lançamento dele, O Caso Laura. Ainda não li, pois no momento, como sabem, estou lendo "Revolução em Mim" da Márica Kupstas, logo em seguida vou ler "Dom Casmurro" de Machado de Assis e "Elixir" de Hillary Duff. Um fato curioso sobre mim, é que eu nunca quero ficar esperando para ler um livro, sempre gosto de ter outro a mão na hora ;D
Mas voltando para o foco principal, ele contou sobre uma coisa que eu achei bem legal mencionar aqui.
Quando ele terminou seu primeiro livro, "O Senhor da Chuva", ele ficou tão animado que mandou para um monte de editoras, todas recusaram o trabalho dele dizendo "Esse tipo de livro que você escreveu, não é o que queremos agora". Em seguida ele escreveu "Os Sete", mas como foi mencionado ele produziu 100 cópias do Livro e foi distribuindo para livrarias. Ele ainda teve a cara de pau de escrever na biografia: Do mesmo autor de "O Senhor da Chuva" XD. O sucesso nas livrarias foi tremendo. E todas as editoras começaram a ligar para ele dizendo para publicar o livro dele, ele disse o seguinte, sendo seletivo: "Desculpa, os livros que a sua editora publicam, não se adequam aos meus"
A pergunta que eu fiz para ele:
Com livros desse tema, com certeza você deve ter pensado em inúmeros belos cenários. Qual foi o que você mais gostou?
Ele respondeu o seguinte:
É difícil dizer tal coisa... Mas eu digo que você provavelmente vai gostar dos cenários de "Bento", me empenhei bastante. Eu acho que quando você quer que a coisa fique bonita, para ser vizualisada pelos leitores, você faz com vontade.

No meu livro, tem um cenário que eu ainda não escrevi, mas morro de vontade de escrever. A Torre de Diamante, uma torre cristalizada que fica bem distante das rodovias de Campinas, porém ainda se encontra no território da cidade, é muito alta, dizem que no último andar, ela tem uma caichoeira de pedras brilhantes e que às vezes aparecem diamantes, misteriosamente. Ultimamente alguns exploradores mal intencionados morreram congelados na torre, mas qual seria a razão disso?

Espero que tenham gostado
=)

8 comentários:

  1. Cá em portugal, há aqui perto um sitio que se chama "nossa senhora da aparecida" Mas não tá em festa -.-'

    Adorei o seu post

    ResponderExcluir
  2. Oi Haru-chan!
    É que aqui no Brasil, Nossa Senhora de Aparecida é a padroeira do país :)

    Que bom que gostou do post!

    ResponderExcluir
  3. aiii o post ta muito cool
    hj e dia das crianças eba
    *palmas pra mim* xD
    e feliz dia de Nossa Senhora Aparecida tb

    -------------------------------------------------

    Sim hehehe
    ontem quando eu achei isso
    me deu uma vontade de assistir chobits haushaushaus
    tb passei a noite acordada... fui dormir umas 4:00 por ai (sim eu sou uma vampira hohohoho)
    e o nome da 2 musica de encerramento e
    Ningyo Hime — Rie Tanaka
    haushaushaus
    sim e japonês hehe... deu-lhe me uma loka e eu kiria variar sei la...mais pra kem sabe e talz
    e bem facizinho de entender ^^

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou do post!
    Nossa... Nem eu consigo ficar tanto tempo acordado assim, meu maior tempo foi bem umas 3:30 da manhã XD
    Ah obrigado! Eu acho muito bonito essa música!
    Ainda bem que é fácil, né ;D
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Edu!!!
    Poxa, curti esse post...e vc mencionou o Vianco..cheguei a conhece-lo rapidamente em um rolê gótico (ah sim, góticos/vampiros....tudo á ver com Vianco..ele era amigo do organizador do evento...)
    Mas sabe o legal do sucesso dele é que possibilita e incentiva a autores como nós de continuar persistindo em escrever nossas obras!
    Veja Feitiço de Áquila simn, é um filme clássico! Nossa, essa postagem dos autores? To indo lá ver! Ah eu fiquei curiosa com a adaptação que farão dos livros do Vianco..vc sabe qual emissora comprou os direitos?
    bjs

    //www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Tsu!
    Pois é, tudo à ver com ele mesmo...
    Eu também acho legal isso, por que ao vê-los onde eles chegaram, realmente dá uma energia positiva na gente :)
    Infelizmente ele não deu nenhum detalhe na palestra, mas é bom ser transmitido por um canal de TV aberta, assim, muito mais gente vai ter a opção de assistir!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Edu!
    Ah, eu acho que o mercado brasileiro de livros está começando a crescer melhor agora e vejo muitos autores ganhando espaço...acho que Vianco foi um dos primeiros a escrever livros de vampiros brazucas e ter reconhecimento de nível nacional. Quem sabe um dia nós não tenhmaos essa sorte também não é?

    ResponderExcluir
  8. Oi Tsu!
    Eu também acho, tem cada autor legal nos dias de hoje! O mais legal é que ninguém pode falar que ele copiou Crepúsculo, por que as histórias são de uns 10 ou 8 anos atrás, quando foram escritas n_n, ponto para os brasileiros!
    Eu não só reconhecimento nacional, na palestra ele falou que a marinha americana estava lendo o livro dele como parte de uma matéria que eles aprendiam português!!!
    Eu espero que tenhamos essa mesma sorte também. Sucesso para nós dois ;D
    bjs

    ResponderExcluir