Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fame


  Fame o Musical, é um dos maiores sucessos mundiais no palco, um espectáculo que surge após os êxitos alcançados com o filme e a série televisiva dos anos 80 e cuja história se centra num grupo de alunos que estuda na New York High Scholl of Performing Arts, na 46th Street. Uma história profunda de paixão e dedicação de estudantes que lutam por um lugar no mundo artístico que consegue congregar ricos e pobres, negros e brancos, num ambiente escolar exigente, electrizante, mas alegre, onde todos lutam por atingir os níveis mais elevados para conseguir alcançar o sucesso.
  Porém, para poder compreender Fame, é necessário compreender o que é um musical, que não é simplesmente um teatro com canções, tem todo um contexto maior para ser estudado.


  Musical é um gênero em que a narrativa é constituída por um combinado de músicas coreografadas e diálogos falados.
  O termo é utilizado para definir a união do teatro com a música. Pode se confundir com a ópera ou o cabaré, visto que os três apresentam estilos diferentes, porém as linhas que os delimitam são difíceis de definir. Em sua maioria, possuem roteiros quase que completamente cantados sendo raras as partes em que há diálogo entre os personagens e uma orquestra ou banda ao fundo criando a trilha sonora para fundir a cantoria à atuação.
   Os três componentes essenciais de um espetáculo musical, são: a música, a interpretação e o enredo. 
  A música e a letra são o propósito do musical; o enredo refere-se à parte dramática do espetáculo e a interpretação relaciona as performances de dança, encenação e canto.
   Com cerca de vinte a trinta canções, podem durar desde uns poucos minutos à várias horas. Os mais populares, duram de duas horas à duas horas e quarenta e cinco minutos e atualmente, são geralmente apresentados com intervalos de quinze minutos entre os atos.

Agora, que foi esclarecida a dúvida sobre o músical, vamos entender melhor o musical Fame.
Poster do filme Fame de 1980
  Fame na verdade foi um filme musical estadunidense de 1980. O filme relatava a vida de 8 adolescentes e sua grande vontade de conseguir uma vaga para a Escola de Artes Performáticas de Nova York. O filme foi bem sucedido chegando a ganhar em 1981 dois Oscars, um por melhor trilha sonora e o outro por melhor canção original; um Globo de Ouro por melhor canção original e um prêmio  BAFTA (British Academy of Films and Television Arts - pode ser considerado como o Oscar Britânico). Dois anos depois do lançamento do filme, foi feita uma série produzida pela MGM Television, onde mostrava a vida dos estudantes após terem entrado na Escola de Artes Perfomáticas de Nova York. A série foi bem sucedida, tendo uma duração de 6 temporadas e um total de 136 episódios de 1 hora, ganhando inúmeras premiações, a série foi exibida entre 1982 e 1987. Fame só foi adapatada para ser um musical no ano seguinte. 9 anos depois foi criada uma nova versão parecida com o musical, entitulada de Fame L.A. a série não obteve tanto sucesso como seu anterior, ficando apenas um ano no ar e tendo somente 22 episódios. Em 2003 produzido pela MGM Television, um programa de talentos baseado no intúito do filme Fame foi lançado com um propósito parecido com o do filme. Fame ganhou um remake em 2009 porém boa parte da crítica não achou que foi tão fiel ao original como prometia ser.
Abertura da série Fame (1982 - 1987)
Logo da série Fame L.A. (1998 - 1999)
 
Poster do filme Fame de 2009

  Fame tem 2 atos que podem ser resumidos assim:
Ato I
  Um grupo de vibrantes, multi-étnicos, multi-culturais e energético os jovens se reune para uma audição para estudar na Escola de Artes Performáticas de Nova York. Srta. Sherman, uma dos professores, adverte a turma de calouros que é preciso muito mais do que sonhos para ter sucesso em "PA". Os estudantes reconhecem que o que é preciso. Na aula de teatro, Nick e Serena ensaiam uma cena e descutem suas experiências de vida. Nick, um ex-ator mirim com uma séria ambição deseja mudar as pessoas emocionalmente. Sr. Myers, o professor de teatro, pede-lhes para pensar em como uma sensação física pode desencadear uma resposta emocional. Joe discute as reações físicas que acontecem sempre que ele acha de uma menina bonita (Carmen) na aula de dança. Enquanto isso, na aula de dança, Tyrone não pode se familiarizar com Ballet e afirma que ele pode fazer melhor, resultando em toda a turma fazendo uma dança de hip hop. Isso faz com que a senhorita de Bell vê potencial de Tyrone como coreógrafo, então a profossra faz Tyrone ser parceiro de Iris, uma bailarina. Iris zoa a falta de experiência com dança clássica de Tyrone, enfurecido com seus comentários, ele começa um rap expressando sua ira, Iris pede desculpas e o beija.  Nick e Serena estão ensaiando uma outra cena e Serena confessa que quer tentar algo romântico e apaixonado. Serena está apaixonada por Nick, mas Nick está voltado principalmente para atuar. Serena lamenta seu amor não correspondido. Depois,Carmem interrompe Scholmo enquanto pratica seu violino, dando-lhe letras que ela escreveu para a melodia que ele sempre toca. Schlomo tenta tocá-las, e faz algumas alterações com as letras de Carmen, o que resulta em Carmen juntar a banda, e logo após, beijá-lo. Goody (também na banda, junto com Lambchops) tira sarro de Schlomo depois. No almoço, Carmen e os outros alunos sonham ver seus nomes nas luzes. No corredor, Sra. Sherman fala para Tyrone sobre sua atitude despreocupada em relação à educação e o avisa do risco de não participar do Festival de Outono, caso suas notas não melhorem. Srta. Bell ouve e argumenta que os empreendimentos artísticos de Tyrone são mais importantes do que o seu desempenho acadêmico. Tyrone ameaça abandonar a escola.

Ato II
  Em um ensaio de dança, Mabel, uma dançarina com excesso de peso, queixa-se de reter água, e outros problemas que tem enfrentado com o seu corpo. Ela confessa que, embora muitas tentativas de perda de peso e dietas esquemas, ela sempre vai voltar para a "Dieta Seafood: Eu vejo comida, e então eu comê-lo!" (Trocadilho entre a palavras sea e see, que tem quase a mesma pronúnica, porém significados diferentes: mar e ver) Ela reza em voz alta e pede ajuda a Deus para não se tornar "a dançarina mais gorda do mundo", logo após acabou tendo uma epifania e decidiu mudar seu papel principal. Mais tarde, Nick parabeniza Serena por obter o papel principal feminino de Juliet em seu show Júnior, Romeu e Julieta. Serena fica animado e assume que Nick ganhou o papel de Romeu. No entanto, ela se surpreende ao saber que Joe Vegas tem o papel de Romeu e Nick ganhou o papel de Mercutio. Lambchops sugere que Nick é gay, e quando Serena enfrenta-o, Nick furiosamente responde que ele é hétero. Frustrado com ele, Serena percebe que isto é atuar, é tudo sobre canalizar suas emoções. Carmen diz a Schlomo seu plano de deixar a escola e ir para Los Angeles. Ela conheceu um agente de Hollywood chamado Elliot Greene, que está enviando uma passagem de avião. Schlomo implora para ela não ir. Ele a tinha visto entrar na limousine de Elliot e acusa-a de usar cocaína com ele. Schlomo diz Carmen ele a ama, mas é deixado sozinho com seu instrumento musical.
   Na aula de Inglês, Tyrone está lendo um gibi Superman. Srta. Sherman pega, e obriga-o a levantar-se na frente da classe e ler a história em quadrinhos. Ele a acusa de tentar fazê-lo parecer estúpido. Em seguida, ele a acusa de racismo, Srta. Sherman lhe dá um tapa no rosto e, chocado com o que ela fez, foge. Tyrone diz para seus colegas de classe que não precisa ajuda, ou a capacidade de ler ou escrever - ele é um dançarino, e isso é tudo que ele precisa. Confrontando a sua dor e frustração, Tyrone vai para a lousa, escreve "vou ler", e foge. Srta, Sherman entra, o que ele escreveu, e está profundamente tocada.
   Os estudantes ensaiam Romeu e Julieta. Joe, Romeo jogando insegura, tem sido improvisos. Serena pede a ele para ser sério na peça. Nick, ao tentar explicar a Joe como o é papel, sugere que ele e Serena são como Romeu e Julieta. Após o beijo-técnico em Serena, Nick se encontra agora um pouco confuso. Tyrone pergunta a Iris porque ela tem tido evitá-lo durante todo o ano. Ela diz que não quer estar vinculada a um perdedor. Para mostrar a ela que ele é sério, ele diz a ela que ele está repetindo seu último ano e lê uma passagem de Leaves of Grass para ela. Eles dançam um pas de deux e andam para fora juntos, de mãos dadas.
  Alguns dos professores confrontam e acusam a Srta, Bell de influenciar um professor da escola de verão para passar Tyrone. Eles insistem que ele deve repetir o ano. A "Dance Theater of Harlem" está pronto para levá-lo, mas ele deve repetir o ano. Srta. Bell finalmente admite que ela pode estar perdendo sua perspectiva e decide fazer uma pausa. Carmen está de pé em frente à escola olhando fisicamente perdida e desorientada. Ela para Schlomo e diz-lhe a verdade sobre suas experiências em Hollywood. Carmen promete-lhe que ela vai sair das drogas e levá-la ao GED (Exames nos EUA em estilo parecido com o Enem). Ele lhe dá alguns dólares e, infelizmente, se afasta.
  Na festa de despedida, todos estão vestidos e a festa é alta e festiva. Nick finalmente confessa seus sentimentos para Serena e eles decidiram tentar namorar, embora estejam indo para faculdades diferentes. No dia da cerimônia de formatura, Schlomo diz a todos que Carmen morreu há pouco tempo a partir de uma overdose de drogas, e eles cantam "Bring On Tomorrow" em sua memória.
  Após a última cena, Carmen volta dançando em cima de um táxi e canta "Fame" para o fim do musical. Os estudantes são todos pensadom em suas respectivas direções, animados com o futuro.
 
 
Nick Piazza - Ambicioso, entusiasmático, sempre levou a atuação como uma coisa séria. Esconde um interesse romântico por Serena.
Serena Katz - Tímida, porém uma atriz afiada e entusiasmática. Desenvolve e corresponde sentimentos amorosos por Nick.
Jose 'Joe' Vegas - Estudante espanhol. Barulhento, engraçado e cômico. Desenvolve um amor não correspondido por Carmen.
Carmen Diaz - Uma dançarina sexy, confiante e arrogante com um grande ego. Carmen está determinada a ser sempre mais e é obcecada com a fama, acredita que tem o que é preciso para atingir este objetivo. Incialmente tem um relacionamento casual com Tyrone, mas depois desenvolve sentimentos românticos por Scholomo. Mais tarde morre de overdose de drogas.
Tyrone Jackson - Um dançarinho talentoso de hip hop disléxico que veio de uma cena pobre. Divide um sentimento de amor e ódio com Iris.
Mabel Washington - Uma dançarina barulhenta e obesa que está desesperada para perder peso, porém não resiste à comida. Ás vezes fala o que pensa e dá conselhos para outros personagens em situações-problema.
Iris Kelly - Uma dançarina bem graciosa e talentosa de ballet, que acredita ser de uma família rica, porém mais tarde é revelado (na versão amadora e para as escolas) que ela não é. Muitas vezes aparece como uma personagem má-intencionada. Iris é insegura e tem medo das pessoas não gostarem dela. Nutre um sentimento de amor e ódio com Tyrone.
Scholomo Metzenbaum - Violinista tímido (ou flautista, dependendo do ator) que monta uma banda de rock. Schlomo vem de uma cena músical onde seu pai é um famoso violinista. Schlomo está farto de ser bonzinho e quer se rebelar. É praticamente um geek e inseguro, porém é muito inteligente academicamente. Desenvolve sentimentos amorosos por  Carmen.
Grace 'Lambchops' Lamb - Uma garota barulhenta e rockeira que toca bateria na banda de Scholomo. Ás vezes perde a paciência e não leva a escola sériamente.
Goodman 'Goody' King - Um trompetista/saxofonista que está na banda de Scholmo. Acredita-se que ele é o melhor amigo de Scholomo.
Srta. Esther Sherman - Uma professora de inglês rígida fora de moda que ama seus alunos apesar de ser muito dura com eles.
Sra. Greta Bell - Professora de dança com uma grande paixão por estilos diferentes de dnaça. Acredita que a dança é um estilo de vida. É muito protetora e confia em seus estudantes. 
Sr. Myers - Um professor descontraído de teatro com uma obsessão pela psicologia humana.
Sr. Sheinkopf - Tutor de música européia com um amor pela música clássica e detesta qualquer coisa rock 'n' roll.


Ato I
Pray I Make P.A (Prologue) [Rezo Para Entrar na PA (Prólogo)] - Todos
Hard Work - [Trabalho Duro] - Todos
I Want to Make Magic - [Quero Fazer Mágica] - Nick
Can't Keep It Down [Não Consigo Conter] - Joe, Alunos
Tyrone's Rap - [Rap do Tyrone] - Tyrone
There She Goes! /Fame [Lá Vai Ela!/Fama] - Carmen, Alunos
Let's Play a Love Scene [Vamos Interpretar Uma Cena de Amor] - Serena
Bring on Tomorrow [Que Venha Amanhã] - Scholomo e Carmen
Teacher's Argument [Briga das Professoras] - Srta. Bell e Srta. Sherman
Hard Work - [Trabalho Duro] - Todos (Reprise)
Ato II
 I Want to Make Magic - [Quero Fazer Mágica] - Nick e Todos ou Nick, Serena, Joe e Todos (Reprise)
Mabel's Prayer [A Oração de Mabel] - Mabel, Alunos
Think of Meryl Streep [Pense na Meryl Streep] - Serena
Dancin' on the Sidewalk [Dançando na Calçada] - Tyrone, Alunos
These Are My Children [Essas São Minhas Crianças] - Srta. Sherman
Pas de Deux [Passo à Dois] - Tyrone e Iris
In L.A. [Em L.A.] - Carmen
Let's Play a Love Scene [Vamos Interpretar Uma Cena de Amor] - Serena e Nick (Reprise)
Bring on Tomorrow [Que Venha Amanhã] - Papéis principais, Alunos (Reprise)
Finale: Hard Work/Fame [Trabalho Duro/Fama] - Todos (Reprise)
 
  Em 1988, Fame - O Musical teve sua primeira produção no Coconut Grove Playhouse em Miami, Flórida, porém só retornou ao lugar 22 anos depois, ou seja em 2010.
Coconut Grove Playhouse, Miami, Flórida
  Depois da sua estréia, ele teve a produção no Walnut Street Theatre em Filadéfia, Pensilvânia, esteve em cartaz por mais ou menos um mês e foi considerado um sucesso. O musical foi para uma Off-Brodaway (teatros com uma capacidade um pouco menor do que os teatros da Brodaway) em 2003, o musical foi apresentado no Little Shubert Theatre, em Nova York bem próximo à Brodaway, foi dirigida por Drew Scott Harris e conduzida Eric Knight Barnes
 
 
 
 
  
Confira abaixo o ano de todas as produções oficiais de Fame até o presente momento:
1988 Miami, Flórida
1989 Filadéfia, Pensilvânia
1993 Stockholm
1995 West End
1996 UK National Tour
1997 US Cast European Tour
1997 West End revival
1999 US Regional Tour
2000 UK National Tour
2000 West End revival
2001 US Regional Tour
2001 UK National Tour
2003 U.S. Tour
2003 West End revival
2003 Off-Broadway
2004 West End revival
2005 West End revival
2006 CBA of Puerto Rico revival
2006 Tallinn, Estonia
2007 UK Tour
2007 West End
2008 Paris, France
Teatre Comedia revival
2008 Central Academy of Drama Beijing (em Mandarim)
2009 York UK
2009 Nov 18-21 Hong Kong Academy for Performing Arts (em Cantonense)
2009 China Tour
2010 Paris
2010 Australian Tour
2010 Monte Carlo, Monaco
2010 Irish Tour
2011 Hazlitt Youth Theatre
 
 
 
Cena final do Musical Fame

Hard Work
 
Dancin' on the Sidewalk

Pas de Deux

Teacher's Argument

*Referências*
Wikipedia:

Sites Oficiais do Musical



  Este post foi realizado com a ajuda dos meus amigos, Ágata, Francielle e Andrey, espero que tenham gostado :)
 

17 comentários:

  1. Oi Edu!!!
    Rapaz..esse foi o post mais cuidadoso, meticuloso e caprichado que já vi em seu blog..super completo também. Certamente merecerá uma nota alta na média!
    Eu não conhecia essa série e confesso que não sou fã de musicais mas é bacana ter conhecimento de produções que abordam o tema e retratam diversos tipos de pessoas.
    Parabens!!!!!

    Sabe eu acho legal aqueles blogs pessoais que o pessoal fala da vida e coisa e talz..sei lá dependendo de quem escreve me vem lembranças nostálgicas..vira e mexe eu viajo com os posts da Cassie por exemplo e já disse isso á ela. É engraçado que o pessoal evita de falar um pouco sobre si em blogs mas deixam a vida toda aberta em Facebook ou Twitter...
    Sobre a USP eu acho lamentável os cmainhos que ela está tomando nos últimos amos...e essa onda de filhinho de papai querendo causar não é de agora. Lembro até que o filme Tropa de Elite fala sobre isso de forma bem clara.
    Sabe, claro que um diploma da USP ainda impoe muito respeito mas se eu fosse vc pensaria muito bem antes...
    É gozado que uma faculdade pública só entra gente do dinheiro...@_@
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Tsu!
    Sério que você acha isso? Nossa obrigado! Ainda bem que o meu trabalho foi um dos 3 melhores, pena que não vai dar para apresentar para a sala este ano, mas enfim, somente umas 10 pessoas iriam prestar atenção mesmo :/
    Eu também não conhecia a série, na verdade tinha outros musicais mais conhecidos com Hairspray, Mamma Mia! e O Fantasma da Ópera, mas o povo já voou em cima desses temas, aí me arrisquei, peguei Fame e posso dizer que curti! O meu grupo teve muito trabalho fazendo ele, mas no final foi recompensador!

    No começo do PlatinaJP, também era mais levado para o lado pessoal, meio noob, mas ainda assim pessoal. Talvez eu crie uma sessão de PF também XD
    Mas isso que você falou é um cúmulo, tipo, a função primordial de um blog é falar sobre a vida e redes sociais é para se socializar, mas obviamente algumas pessoas nuncam entendem o recado :/

    Ah essa USP viu... Como diria meu professor de geografia, Só Jesus com providência kkkk
    Ah, sabe uma coisa curiosa que a minha ex-professora de sociologia disse? Faculdades públicas foram feitas para alunos da rede particular, enquanto faculdades particulares foram feitas para alunos da rede pública... É estranho, mas dá para entender pelo nível de exigência, afinal em uma faculdade pública, você presta uma prova para passar enquanto em uma faculdade particular, o que vale mais nessas provas é o desconto obtido :/
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem???Sim é verdade algumas palavras japonesas são parecidos com as do ingles!Se notar a nova moda no japão *As raparigas* é fazer cirugia aos olhos para se parecere, mais com a gente!!
    Mas depende das palvras mas tipo pelo o menos o sinal de paz eles sabem também e coisas de natal e de ano novo costumam dizer em inglês!!
    Bem sim ocasa também tá certo mas também se pode dizer haha!!!

    Xau kisses

    Xau kisses

    ResponderExcluir
  4. Oi Mar-chan!
    Isso é verdade... Não sei por que elas fazem isso? Aqueles olhinhos puxados são tão bonitos *-*

    Se eu chamasse minha mãe de haha ela ia imaginar que eu estaria rindo dela XD
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Edu!
    Sim...eu não estaria elogiando seu trabalho se não o houvesse considerado realmente bom! Imagino que realmente deu um baita trabalho para fazer...e o legal é que vc fugiu da massificação, não pegando aquelas obras que todo mundo pega para ser mais fácil falar sobre.
    Sobre as faculdades sua professora falou uma\ verdade..aqui no Brasil é assim mesmo..é uma tremenda vergonha. E o pior é que em matéria de estudo reza a lenda que a pública é melhor..como posdemos ser um país de igualdade com esse tipo de coisa?
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Hello Edu *O*
    Oh, Fame *-*, eu me lembro de assistir esse filme, se não foi esse foi um parecido XD

    Sobre aquele site, eu irei exprimentar para o proximos theme o:
    Obrigado pela indicação ^^

    o.o já não me lembro se falei sobre aquele comentário do livro ._.
    Mas senão aqui vai xD
    :s quando eu baixei o filme ele deu muito bem.
    sobre o livro *-* eu vou tentar encontrar em alguma papelaria :/ se o puder encontrar.

    Jinhos<3

    ResponderExcluir
  7. ...Caramba!

    que post mais...sofisticado!Já tinha ouvido falar de Fame, mas não sabia que tinha esse prestígio todo! <---nossa,haja ignorância! ¬¬

    depois de ler ,esse post não, essa matéria (!) me sinto até meio idiota por não ter conhecimento algum nessa área.Como é possível alguém ignorar completamente a existência de Fame?!

    Ás vezes me pergunto por que você não foi para jornalismo...

    ResponderExcluir
  8. Minha Oka-san e minha Oba-san vivem falando desse filme. Nós já vimos vários remakes, mas elas disseram que não são bons. Vou baixar agora! (*-*)

    ResponderExcluir
  9. Em primeiro lugar á todos: Me desculpem demorar 5 dias para comentar, este foi o único tempinho vago que achei...

    Oi Tsu!
    Eu na verdade, quando ouvi o nome Fame já fiquei naquela expectativa, será que eu pego? Pois eu podia muito bem ter pego um trabalho de um musical bem conhecido como Mamma Mia! e fazer um trabalho horrível só por que eu encontraria tudo mastigadinho. Para você ter uma noção, eu tive que traduzir tudo, já que só achei esas informações em inglês...

    Reza a lenda não. É a mais pura verdade. A universidade pública promove a troca de cultura ou algo do tipo e o governo investe nela, para se ter uma noção 63% das pessoas que fizeram a FUVEST são de escolas particulares. *Dados quentinhos saindo do forno, foram publicados hoje!*
    bjs

    Oi Kari-chan!
    Valeu muito a pena, eu tinha usado para fazer meu layout, a imagem é gigante, como pode ver, mas tinha bem uns 1,3 MB, e eu consegui reduzir para 300kb com esse site.
    Vou ver se é problema de algum codec no meu PC, você pode me dizer que codecs você tem?
    bjs

    Oi lechu-chan!
    Sofisticado? Matéria? o///o fiquei lisonjeado agora... O legal é que teve bastantes grupos com trabalhos bem interessantes. Por exemplo, sabia que Sweenie Todd (não sei se escrevi certo) também é um músical? Me apaixonei pela história, ainda mais sabendo que foi adaptada pelo Tim Burton e tem a sua esposa Helena Carter :3

    Talvez eu vá, mas eu ouço dizer que quem faz Jornalismo nos dias de hoje sofre, além do diploma não ser mais válido... :/

    Oi Nee-san!
    Geralmente remakes sempre estragam, para mim, os únicos remakes que prestam são de vídeo games, tome como exemplo Kingdom Hearts Re: Chain of Memories, Resident Evil (para Game Cube) e Final Fantasy.
    Vai baixar o filme? Você não perde por esperar!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Nee-san não gostou (TTATT)aarg

    ResponderExcluir
  11. Oi Edu tudo bom?
    Cara imagino o trabalho monstruoso que vc teve para fazer esse texto...nossa é quase uma biografia da série rs.
    Bom não é o tipo de série que eu curto..na verdade eu estou começando a ver agora uma série bem diferente chamadA The Walking Dead. Conhece?
    BJS

    ResponderExcluir
  12. Oi Edu!!!
    Tudo bom contigo? Aposto que está em uma correria insana nos estudos...nunca vi ninguém estudar tanto quanto vc!
    Ah sério que seu HD mental está indo para o conserto? rs...tem que fazer uma limpeza de disco ocasional nele..é meio dificil porque tem arquivos no nosso HD mental que se recusam a ser excluídos mesmo quando são inúteis.
    Sobre Fanfics, vc não é o único que está com uma obra parada. No meu caso é minha fic de Naruto que

    travou total.
    Bom, assim como eu você tambpem é escritor...nossa eu realmente levo um bom tempo para fazer determinadas cenas. É estranho sendo que para escrever outras coisas eu tenho grande facilidade.Acho que isso acontece porque no livro quero ser perceccionista, vai saber. x.x
    HASHSH imagino que realmente vc deve ter tido um baita trabalhão para o trabalho do FAME mas olhe pelo lado positivo: vc foi o único a falar dessa obra, pesquisou as coisas, suou a camisa, literalmente. E apresentou ao pessoal algo que aposto que todo mundo desconhecia.
    Olha só, o Edu possui dados incontestáveis sobre o sistema universitário público brasileiro!
    bjs!!!!

    ResponderExcluir
  13. Seu bestão....kkk
    Sabe q te amo né, Duh
    bjão Kibee

    ResponderExcluir
  14. Oi Nee-san!
    Ah, que pena... Que versão você pegou?

    Oi Cassie!
    Nem me fale... Talvez você curta Sweeney Todd. Provavelemente já deve ter ouvido falar não é?
    The Walking Dead é incrível! Eu já vi a série e curti muito!
    bjs

    Oi Tsu!
    Graças à Deus acabou tudo!
    Não tava mais aguentando! Agora eu tenho tempo para organizar meus HDs: Minha mente, meu pc, meu blog e meu armário XD
    Sei muito bem como funciona o perfeccionismo na hora de escrever livros... Estou sofrendo com isso agora.
    bjs

    Oi Kibe...
    Bestona é você!
    kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  15. And a key to the programs success will be the development and implementation of an outreach
    and education campaign to encourage participation in the CLASS program.

    As someone who believes in natural healing methods more than the traditional medicine which has its own side effects, I liked the fact that she focuses on natural methods of healing
    from yeast infection. licitations with regards to making ones cachet that is most certainly
    Talbots at present. Barak occurs for one Social gathering in one
    these kinds of gem stones. ’ ”   The final breaking
    point, she says, was when he said he wanted to move his
    ex-stripper girlfriend in with them.

    my webpage; WTR

    ResponderExcluir
  16. You should generously massage your head with this oil at night for flaunting a
    high quality curls next day. For the thick and curly hair, it is best to use
    the Moroccan Oil. com/hair-growth-products-top-things-to-know-before-purchasing-a-product ]hair growth products visit our website howtomakeyourhairgrow-fasterandlonger.

    The remaining oil in the scalp for a day and then follow up
    with a shampoo the next morning. * Lavender Oil — prevents further hair loss and improves the
    health and quality of the hair.

    Feel free to surf to my site long hairstyles

    ResponderExcluir