Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Diário de Um Estudante de Alimentos, Capítulos 14, 15 e 16

Demorou, mas chegou!


14 – Semana da Jornada Tecnológica

17/10
            Esta semana foi para dar um break no estresse que o curso estava causando para muitas pessoas. E que tal compensar esse estresse com uma série de palestras? Pois é, cada dia, são duas palestras diferentes.
            As duas palestras de hoje foram: a ginástica elaboral, com a professora de Educação Física Lílian, são simples alongamentos que são feitos no ambiente de trabalho ou aula que ajudam a aliviar o estresse, o cansaço e até previnem a LER.
            A palestra seguinte foi com a orientadora educacional, Débora que nos ensinou a utilizar o pensamento criativo, ela trabalhou com muitas dinâmicas divertidas, eu descobri que estou bem equilibrado, consigo utilizar 6 benefícios do meu lado esquerdo do cérebro e 7 benefícios do meu lado direito. A dinâmica mais legal foi fazer uma mímica utilizando uma toalha e depois jogar a toalha para outra pessoa. O curioso foi que a cada mímica tínhamos que elaborar outra coisa, pois cada pessoa tinha que inventar algo que não havia sido criado. Quando chegou a minha vez, adivinha o que eu fiz? Imitei um egípcio e coloquei a toalha na cabeça rsrsrsrs. A lição que eu aprendi foi: 1/3 das ideias são vagas, 2/3 das ideias são interessantes, mas os 3/3 das ideias (ou seja as últimas, e mais elaboradas) são as mais criativas.

18/10
            A próximas palestras foram bem mais voltadas para a área de alimentos. A primeira foi com um ex-aluno que se tornou ex-professor e está trabalhando em uma empresa ele nos explicou sobre o método 5S que ajuda a organizar as empresas.
            A palestra seguinte foi sobre Pet Food, a diferença é que a palestrante, mesmo falando pelo microfone, falava baixo de mais e muito devagar, sem falar que fazia umas piadas meio sem graça que só a deixavam mais sem graça ainda :/
A única que eu me lembro é que ela falou sobre um equipamento super rápido:
            - Demora somente... 25 SEGUNDOS!
            Expectativa: Noooooossaaaaaaaa! Só 25 segundos? Que rápido! OMG!!!
            Realidade: ....................................................................................................
            Coitada \óuò/

19/10
            Esse foi o dia de...
            ( x ) acordar cedo
            ( x ) chegar no SENAI
            ( x ) ver palestras
            (    ) prestar atenção
            ( x ) dormir XD
           
            Uma palestra foi sobre laticíneos e a outra foi sobre normas em geral... Eu não sei o que houve comigo... Só sei que eu dormi MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITOOOO, tá bom, não cheguei a dormir, mas fiquei cambaleando com a cabeça...

20/10
            Hoje foi o dia do mini curso de Excel, aprendi cada coisa valiosa sobre esta ferramenta, que só Jesus na causa! Minhas tabelas nunca mais ficarão tão xoxas e sem vidas como antes!

21/10
            Advinha, advinha, advinha! Eu fiz Petit Gateu!
            A receita é meio louquinha, não entendi muito bem, mas um fato curioso é que ele tem que ficar 1 hora na geladeira e só 8 minutos no forno, para poder derreter o caldinho e manter a consistência do bolo...
            Hummmm..... delícia!

15 – Overdose de Frutas e Hortaliças

24/10
            A professora Elida precisou sair para fazer algo no outro SENAI. Então, iríamos ter uma Overdose blástica do Léo, mas na semana seguinte, teríamos uma reabilitação de Panificação...
            Começamos a falar sobre Banana Desitratada e vimos uma série de vídeos sobre o assunto.

25/10
            Hoje falamos mais sobre banana desidratada, eu ainda não sei se isso vai para a frente, mas vamos ver no que vai dar, NÉ? :/
            Discutimos algumas coisas sobre a aula prática, que parece que vai ser a sala toda junta enfiada naquele cubículo da planta de carnes :/

26/10
            Finalmente tivemos outra aula da Cássia, esses feriados e palestras só nos prejudicam com as matérias não é? #Maléficos
            Enfim, finalmente terminamos aquela bendita prova de Intelecção de Textos, coisa infernal! Ah meu Deus, ainda bem que acabou, nunca mais quero fazer uma coisa dessas de novo!

27/10
            Dia da aula prática.
            Dito e feito: Todo mundo junto naquele cubículo.
            Foi uma santa bagunça... Mas deu para fazer algumas coisas, em primeiro lugar, tínhamos que preparar uma solução de hipoclorito para lavar as bananas, em seguida descascá-las, e depois separá-las em dois grupos. Um grupo seria desidratado com mesocarpo, uma pequena película que tem na banana e outro grupo seria desidratado sem.
            Capengamos um pouquinho para fazer tudo devido ao vuco-vuco, mas deu certo no final.

28/10
            ACHAMOS que ia ter aula prática, mas só foi um blá-blá-blá muito chato e puxões de orelha do Léo >:|
            Ele ficou meio rasgado em relação á aula prática, deu até medo :/
            Queria mencionar algo a mais que aconteceu neste dia, mas se eu fizer tal coisa a Kibe me mata, já que fiquei totalmente proibido de mencionar novamente o nome dela neste diário.

16 – Overdose de Panificação

31/10
            Aula de... FRUTAS E HORTALIÇAS?
            Pois é, eu pensei o que seria... Mas foi um susto para todo mundo...
            Mais comentários sobre a banana desidratada e finalmente fizemos a análise sensorial.
            Resultado: Banana desidratada é gostosa, mais ainda se tiver o mesocarpo :) #fikadica

1/11
            Agora sim, aula de Panificação.
            Mas a tensão só aumentava... Por que? A Élida marcou uma prova para quinta-feira, acredita? Sobre Bolos, Biscoitos e Massas Alimentícias!
            E olha que nem vimos direito Massas Alimentícias. Ela deu uma explicação super rápida da matéria, mas mesmo assim nem chegou na parte de massas alimentícias... E agora? Ah, só para ter ideia é fluxograma até dizer chega... o_O

2/11
            Finados, dia de visitar meu avô no cemitério e me matar de estudar para Panificação...

3/11
            A insegurança da sala era eminente, então a Élida deu um monte de coisa de lambuja para nós: Explicou a matéria e ainda deixou fazer a avaliação formativa em dupla.
            Mesmo assim eu a Kibe, agora eu posso mencionar, batalhamos muito para conseguir, agora nos resta saber se fomos bem ou não...

4/11
            Aula prática de Massas Alimentícias.
            Mas antes o resultado da prova, nada mal, achei que fomos muito bem :D
            Agora vamos á aula prática, fizemos macarrão tipo talharim, foi muito legal!
            Mas juntou um monte de gente no cubículo daquele laboratório :/ #OMG
            Mas o que importa é que o nosso projeto deu certo e ficou muito gostoso :3

Nenhum comentário:

Postar um comentário