Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Diário de um Estudante de Alimentos Parte II - Capítulos 18, 19 e 20

Olá povo!
E como prometido à vocês!
A 2ª Temporada da Fic estréia hoje com 3 capítulos!!!
Aproveitem!


O Diário de um Estudante de Alimentos Parte II

18 – Recomeço

18/1
    Olha, vou te contar. Tentei aproveitar as férias bonitinho, escrevi uma tonelada de páginas do meu livro *eu não paro de falar isso, daqui a pouco as pessoas vão me achar lelé se já não acham*, ouvi bastante música, vi filmes... Tentei fazer de tudo o melhor.
    Mas vou te contar, acordar todo dia 8:00, 9:00, 10:00, 11:00 horas era incrível... Nem acredito que amanhã vou ter que acordar 5:35! Na verdade eu poderia muito bem acordar às 6:00 mas como sou muito enrolado para fazer minhas coisas, especialmente a essa hora, decidi acordar um pouco mais cedo....
    Amanhã começa o novo desafio, o 2º termo. Ai, ai...

19/1
    Bom pessoal... Aqui estou, de pé, às 5:35... Quando me olhei no espelho achei que era um monstro, mas era só eu *PIADA MAIS MAINSTREAM DO QUE A LUIZA DO CANADÁ*
    Acho que posso começar o dia, com uma musiquinha editada da Rebecca Black:
5:35 a.m. waking up in the dawn
Gotta be fresh, gotta take a cold shower
Gotta have my…
*abre a porta do armário da cozinha e faz vista panorâmica*
Gotta have my few cookies, gotta eat them...
Sleeping in everything, the time is goin’
Tickin' on and on, everybody's still sleeping
Gotta get down to ( )the bus stop (x)a freaking long journey on foot
Gotta run fast, I see my friends (My friends)
Riding on the bus
Going by car
Gotta make my mind up
Why am I too young to drive?
It's Thursday, Thursday
Gotta start studies on Thursday…
    Acho que eu dispense traduções dessa música...
    Cheguei no SENAI, tudo bonitinho, passei pela portaria, tudo bonitinho, esperei o pessoal, tudo bonitinho, fomos à nossa sala, tudo feinho.
    Não creio que a gente vai ficar naquele muquifo! A sala é muito pequena... Bom, fazer o quê, né?
    A primeira professora que se apresentou para nós foi a Ju, ela ensina duas matérias ao mesmo tempo: Leites e Derivados e Balas, Confeitos e Chocolates. É pessoal. CHOCOLATES! *Todos pula de alegria e As Mina Pira + um bando de meme do Facebook*
    Pois é, estava tudo a mil maravilhas, até que... Algo afligiu o coração da professora...

Manual de Sobrevivência no SENAI
#10 – Aflições do coração da Ju
Se tem um professor que nunca vai te dar tudo mastigado, vai ser a Ju. Se você por acaso tiver aula com ela, e acabar escutando a seguinte frase: “Pessoal... Tenho uma pergunta que está afligindo o meu coração *-*” = Pesquisa pra você fazer...
   
    A pergunta se dividia em quatro, tudo sobre as vaquinhas :3. Idade, ordenha essas coisas assim... E o que eu achei?
    Uma vaca consegue viver por volta dos 18-20 anos e consegue dar 30 a 45 litros de leite por dia. Geralmente são ordenhadas em 4 a 5 minutos e é recomendado que ela seja ordenhada duas vezes ao dia, para que ocorra maiores produções na lactação.
    Uma vaca pode ter um filhote por ano, a partir dos 2 anos de idade, ou seja, uma vaca pode chegar a parir 18 filhotes durante sua vida. A produção de leite vai aumentando da 2ª a 7ª cria, do 7º ao 10º bezerro a produção se mantém estável. Em geral do 10º filhote em diante, começa a diminuir a produção, ocasião em que a vaca tem que ser substituída. #QUEDÓ!
   
    A Ju é uma ótima professora, é atenciosa e calma, não é a toa que muita gente vomita arco-íris nas aulas dela *TUMBLR FEELINGS*

20/1
    Eu ri muito hoje... O 3º termo e a minha classe, torcaram de sala... Eles voltaram para o muquifo! Já passaram um semestre inteirinho lá, e agora vão voltar... #QUEDÓ!: ( )Sim ( )Não *Você decide*
    Hoje a aula foi com a Priscila, e é aula de Carnes!
    Analisando a situação, a Priscila é bem animada, divertida e direta. Sem falar que no meio do nada na aula ela conta histórias que vivenciou... *Eu não me lembro se ela contou uma história esse dia...*
    Fizemos... Dinâmicas D=
    Plaquinhas com nome, apresentações, figura que mais se identifica foram uma delas... E logo depois disso tudo ela nos deu umas revistas para ler um artigo e apresenta-lo na frente de todo mundo... D=²

Manual de Sobrevivência no SENAI
#11 – Mini Seminários
Em quase toda a aula da Priscila, você vai ter que fazer, o que eu chamo de mini seminários. Vish.


19 – É Punk...

23/1
    Aula da Ju, só que dessa vez de Balas, Confeitos e Chocolates. Uma das minhas resoluções para esse ano no SENAI seria escrever tudo que puder... Mas é meio punk copiar uma info enquando a professora passa outra... No final eu consegui acumular... 7 pesquisas pessoais (Pesquisas pessoais são pesquisas complementares só para mim, para poder entender a matéria melhor) sem falar de outras duas que afligiram o coração da coitada... =/
    Ah! Mas o momento mais tenso da aula foi: A Ju já marcou um seminário. Meu grupo vai falar sobre balas duras.
    Essa foi punk também, assim que a professora falou para fazer grupos. A Isadora e a Thaís pularam em cima de mim, como uma Kibe que pula ao ver um chiclete. Não culpo elas, afinal, o grupo interior delas ficou com outras pessoas e no final o grupo ficou formado assim: Eu, Isadora, Thaís, Domênica e Kibe *alguém tem que se lembrar do ser da menina não é?*

24/1
    Se tem uma aula que mais foge de todos os assuntos, com certeza é GEP: Gestão de Pessoas. O SENAI está nos preparando para sermos líderes *vomita muito arco-íris*
    O professor é ninguém mais, ninguém menos que a figura: Marcelo Chacom.
    A aula dele foi um blá, blá, blá intenso antes do intervalo... DEPOIS.
    DI-NÂ-MI-CA!
    Ele nos fez formar um círculo, entregou um pedaço de barbante para o Matias, que segurou um pedaço e jogou o rolo para outra pessoa. O objetivo era criar uma teia. A Jennifer jogou pra mim e eu joguei para a Janaína. Em instantes, teia pronta.
    Então, com uma bexiga, ele disse: Isso aqui é a minha empresa, se ela cair, está falida.
    Aí todo mundo pensou: Agora a p0rr4 ficou séria. Nossa teia tava cheia de buraquinhos. Ele atirou o balão e ele quase caiu em um buraquinho, tivemos que fazer a bexiga ir pelos ares, o Chacom ficou furioso! Estão brincando com a minha empresa?
    OK, segunda tentativa: Buracos reforçados e bexiga parada. De repente o Matias relaxou um pouquinho e o Chacom falou que nem o Roberto Justus do Aprendiz: VOCÊ ESTÁ DEMITIDO! Larga essa linha. E é assim que a dinâmica andava. Será que a empresa se mantém com o pessoal sendo demitido?
    Aí eu pensei: Agora a p0rr4 ficou punk. Meu barbante é um dos que estão segurando a bexiga no lugar.
    E um por um, o Chacom foi demitindo, até que chegou a minha vez...
    — EDUARDO! — *Trovões passaram pela janela na minha cabeça nesse instante*
    A Anita até tentou me defender...
    — Não, o Eduardo é gente fina... — *Me senti importante pelo menos uma vez na vida...*
    — Então tá... Eduardo, você fica mais um tempinho...
    Fiquei aliviado... UFA!
    — Seu tempinho acabou. Tá DEMITIDO. *Troll face*
    TU TÁ DE SACANAGEM COM A MINHA CARA RAPÁ?




    Não demorou muito e a bexiga caiu... Moral da história: Cuidado com as suas decisões... Elas podem te ajudar ou te ferrar.

25/1
    Carnes.
    Não aprendi coisas tão relevantes. Somente alguns dados a respeito do mercado Bovino e algumas histórias...

Histórias da Priscila
#1 – Amor ao primeiro... Queijo?
O queijo foi o artefato principal para que ocorresse o casamento da Priscila. Quando ela ainda trabalhava em uma indústria de queijos. O futuro marido dela a ajudou a carregar um queijo super pesado. E de lambuja, ganhou algumas raspinhas do produto...
O Amor é lindo!
#2 – Alma Penada
Quando a professora trabalhou em uma indústria de carnes, o seu amigo teve que fazer um abate de um frango, coisa que ele nunca fez. A professora não pode ajudar ele, mas deu o maior apoio moral.
O cara cortou o pescoço do animal e advinha... O bicho saiu correndo sem cabeça!
Resultado: +1 Vegetariano no mundo...


    Ah, a Priscila também passou um seminário para a gente. Vamos falar sobre a nossa opinião a respeito do mercado de carnes...

26/1
    Leites.
    A Ju nos apresentou o panorama geral do Leite, em relação a seu comércio e também nos apresentou 4 raças de vacas leiteiras: Holandesa, Jersey, Simental e Gir. Agora quando você quiser xingar uma amiguinha de vaca, você tem essas opções!
    Também aprendemos um pouco sobre a formação do leite. Mas não tudo... =/

27/1
    Carnes de novo.
    Priscila nos apresentou o panorama da carne de frango e da suína. O que rendeu outra história totalmente a ver com o conteúdo abordado em sala de aula.

Histórias da Priscila
#3 – Salada, saladinha, bem temperadinha...
Priscila foi almoçar em um restaurante que tinha perto do seu trabalho e decidiu pegar um pouco de salada. Prático e normal. Ela salpicou o sal e deu umas três garfadas do prato... Foi quando ela viu... UM CARAMUJO andando pela salada...
“Não quero tratamento VIP”

    Então tivemos a apresentação do mercado de Carnes. Eu peguei tudo do caderno da Carol – por motivos de falta de tempo...
    Nossa apresentação foi supimpa! Até a hora da Priscila perguntar quais eram as referências...
    De repente, a Domênica começou a falar, parece que baixou o santo na menina, e para ajudar falei também...
    Depois disso, a Domênica falou que a gente fez um Chapeleiro Maluco. É que ano passado tivemos uma apresentação de Pilhas e no grupo da Domênica, tinha uma doença chamada Chapeleiro Maluco, e ninguém sabia o que era, até o momento em que o professor perguntou. Aí ferrou tudo, se não fosse pela Bia no embromation, a menina conseguiu inventar uma história toda maluca dessa doença e o professor acreditou...

20 – Trauma

30/1
    Tivemos aula de Leites.
    Aprendi coisas a respeito do Leite da Vaquinha :3
    Sabiam que é necessário 400 Litros de Sangue correndo para que a vaca consiga excretar 1 Litro de Leite? E que a vaca não tem tetas e sim tetos? E também que ela tem 4 tetos, devido à quatro compartimentos no úbere? – onde os tetos ficam.
    Pois é gente, vivendo e aprendendo...

31/1
    Gestão de Pessoas.
    O Chacom faltou e quem deu a aula para gente foi a Angélica, se você se lembrar bem, foi ela quem nos deu as boas vindas.
    Revisamos os conceitos da aula passada e aí ela perguntou para gente o seguinte:
    “O que a empresa espera do colaborador” e “O que o colaborador espera da empresa”
    Juntamos nossa resposta em um grupo para fazer um cartaz com elas. O cartaz tinha que conter as respostas e um nome envolvendo o assunto.
    Como sempre, meu grupo foi o último a terminar e por isso, fomos obrigados a dar um nome o mais rápido possível. E adivinha qual foi o escolhido?
Diamante *Poker Face*
    É... Estaria tudo bem, se a Angélica não pedisse para cada grupo explicar o nome. Vish...
    A hora fatídica chegou e como se baixasse um santo, chamado Chapeleiro Maluco *XD* expliquei a razão do nome Diamante.
    Escolhemos esse nome, pois o que está no cartaz são valores que devem acontecer nas empresas e que valem muito, como um diamante.
    E não é que deu certo? Chapeleiro Maluco foi super efetivo!

1/2
    Carnes.
    E foi por causa dessa aula que eu decidi tirar o título do capítulo.
    A professora explicou os tipos de raça bovina, que são enormes. E basicamente dá para resumir que 20% do gado aqui no Brasil é Europeu contra 80% que é da Índia, isso mesmo, de onde veio o boi Zebu, que aliás, é o único que apresenta o corte Cupim. Raças europeias não tem esse corte.
    Estava tudo lindo até a professora decidir passar um vídeo de abate.
    Gente, se você tem estômago fraco, não assista um vídeo de abate, ainda mais se for clandestino, que é 10 vezes pior que um abate legalizado...
    Não vou entrar em detalhes profundos para não deixar mais pessoas traumatizadas, mas essa é a pura verdade...
    Não fiquei exatamente traumatizado, mas estou pensando duas vezes antes de consumir uma carne bovina... Será que estou me tornando vegetariano?
    Quase no final da aula, a professora pediu para a gente elaborar o fluxograma do abate, eu resolvi fazer com a Kibe, porém olha só a abobrinha que saiu...
    — OK, Kibe, próxima etapa...
    — Pode falar.
    — Eu vou ditar, por que é um nome difícil.
    — Tá bom...
    — E-V-I-S-C...
    — Huhum...
    — “Eração”
    Estava tudo perfeito quando vi na folha o seguinte: Eviscão. *Are You Kidding Me Face*
    Devido a esse erro grotesco, e várias canetas que falhavam constantemente, fomos um dos últimos a sair da aula...

2/2
    A Ju terminou de explicar algumas coisas a respeito da formação do Leite e partiu para a Ordenha.
    Sabe por que muitas criancinhas nunca conseguem tirar o leite da vaca quando vai a um passeio em uma fazenda? Além de apertarem o teto do animal incorretamente, para fazer o leite descer no caso da ordenha manual é necessário pegar o teto com cuidado e gentileza, gerando assim impulsos nervosos que vão até o cérebro do animal, onde ele bombeia o sangue que chega aos alvéolos para liberar o leite que desce até encher os compartimentos do úbere e assim, sair pelo teto. Porém nesse caminho existe uma glândula que libera adrenalina e é justamente essa glândula que contraí a saída do teto para que não vaze leite. Por isso é necessário esse estímulo.
    No caso da ordenha automatizada, as teteiras – é, o nome daqueles tubinhos que vão nos tetos da vaca se chama teteiras... – eles fazem a sucção, que é semelhante ao bezerro quando vai tomar o leite da mamãe vaquinha, e isso é bem parecido com o estímulo que libera os impulsos nervosos.
    Puxa... Parece tão difícil, mas não é...

3/2
    Para essa aula, a Priscila pediu para que a gente fizesse uma pesquisa sobre os tipos de abate Halal e Kohser.
    Mas antes fizemos um mini-game para adivinhar o nome dos cortes do boi... De 23 tipos de corte... Eu, a Kibe e a Dômenica acertamos... 8. *Tá sabendo legal*
    Depois veio a apresentação, para não ficarmos naquele nervosismo, decidi que seríamos o 5º grupo. Afinal, todos iriam falar da mesma coisa...
    Cada vez mais a coitada da Kibe ficava muito ansiosa e nervosa.
    Quando era nossa vez, outro grupo se levantou primeiro. E depois a Kauane e a Daiane pediram para apresentar na nossa frente... Por fim, fomos o último grupo a apresentar...
    Dei uma pré-introdução para o pessoal e a Kibe começou com a verdadeira introdução, porém teve uma palavra em que ela travou. Ela lia certo, mas parava e dava chilique lá na frente. A coitada tentou umas 4 vezes, aí percebeu que não ía pra frente e passou o papel para mim, eu li a parte dela e ainda falei a minha. Resumindo...
    Halal e Kosher são ambos rituais de abate de animais. Acontece que o Halal é islâmico e Kosher é judaico. Tirando alguns pequenos detalhes os dois são bem similares, a intuição desses abates é degolar o animal vivo, para que ele não sofra muito. Porém estudos dizem que o animal sofre muito mais do que o abate convencional, no qual ele simplesmente é tranquilizado com uma pistola que dá uma espécie de porradas no crânio do animal, então eles cortam a jugular do animal realizando uma sangria e matando-o inconsciente.
    É gente... Abate é trash, tenso e punk.

8 comentários:

  1. O_O Keiko aprendeu uma coisa sobre vaquinhas...TODA VEZ QUE EU NÃO QUISER COMER CARNE DE VACA VOU PENSAR QUE ELA MORREU PARA ME FORTALECER!Nyaaahh~~~Kakkoi dessuuu~~~Eu nunca pensei que vaquinhas fossem tão importantes e o amor pode nascer de um queijo!EU AMO DERIVADOS DE LEITO 4EVER!HUUUAAA Agora que eu sou uma colegial me sinto renovada e parece que eu entendo melhor do que você diz Edu-kun!AMEI SEUS DIA-A-DIAS!!!!!!PARABÉNS AMEI ESSE POST!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keiko!
      Pois é, todo mundo fica com peso na consciência quando sabe sobre isso =/
      Pois é, o queijo fazendo milagres kkkk
      Realmente parece que quando passamos pelo Ensino Médio nos sentimos mais renovados e diferentes! =D
      bjs

      Excluir
  2. Edu o/

    Rapaz..que tenso essa aula de Csrnes e Abate..sério que voc~es precisaram presenciar isso?
    Sabe acho que depois de vermos e sabermos sobre isso..dá pra compreender um pouco os vegetarianos.

    Agora sua prof Priscila é minha xará não apenas no nome mas também nas idéias e histórias tensas kkkkk.
    E mano..abate de animais não é punk...abate de animais é neo-nazi..realmente tenso!

    Então..quem assiste fica falando que o 3D é isso e aquilo mas para mim um bom filme não precisa de efeitos especiais mirabolantes. Duvido que todos esses filmes de 3D conseguem ficar mais emocionantes do que O Senhor dos Anéis que teve efeitos especiais sensacionais sem o 3D.
    Avatar foi uma obra pra luvros e só. Tanto é que no Oscar ele perdeu feio..a Academia viu que aquilo era puro marketing.
    Sim sim! Tenho certeza que esse ano vc irá no AF!
    Não precisa ir a pé no evento não kkk..vai de caravana sei que em Campinas tem muita gente que vai no evento!
    É mesmo o cara foi solto iuhuuu!!! Bom espero que o megaupload consiga voltar...isso seria a alegria de toda as nações!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tsu!
      Pois é... Temos que ver o vídeo mesmo, pelo menos foi um legalizado, imagine como deve ser um clandestino? O pior é que eu acho que na próxima aula a gente vai ver abate suino...
      Ah, só de imaginar o porco agonizando com a faca já me faz passar mal...
      Ah, a Priscila é muito engraçada, ela ainda está devendo uma história para gente, sobre uma rã no ônibus ou coisa do tipo kkk
      Pois é, e eu nem preciso assistir para dizer que o filme foi fodástico sem a ajuda do 3D...
      Eu também espero que volte, eu ainda estou baixando vários animes, e tentando achar alguns filmes e séries que, infelizmente estão todos no megaupload =(
      bjs

      Excluir
  3. Eduardo :)
    E ai como vai cara?
    Caraca,cada história..Senai ..bons tempos pra mim kkkkk
    Espero que sejam pra você :)
    kkkkkkk

    Abraços cara e cuide-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandro!
      Vou bem sim - até as provas começarem kkkk
      E estão sendo, pode acreditar!
      Abraços!

      Excluir
  4. Edu o/
    Ah não..abate suíno? Admita: isso traumatiza muita gente. Tipo chega á ser cruel voc~e ver aquilo e não poder salvar o bicinhio. Acho que se eu visse isso precisaria de tratamento psicológico e to falando ´sério.
    KKKK essa Priscila é uma figuraça já...gosto de gente assim que tem bastaqnte história pra contar e toque de humor negro!
    Sim, agora sem o Megaupload perdemos muita coisa...esses dias memso fui empolgada pra baixar um cd de yuma banda e pimba! Era no megaupload..frustação total. Pelo menos ainda existe outros servidores..o jeito é continuar apoiando os Anonymus pra ver se ajuda a voltar as coisas ao que eram...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tsu!
      Quase que eu não escapo disso quarta kkkk *A sorte foi que o Media Player Classic do PC da nossa sala estava com problema...* Mas realmente, vai ser muito teeeeeenso!
      Minha amiga Carol deve saber muito mais histórias do que a gente, já que a Priscila foi a professora dela dois semestres seguidos, só que ela não lembra de nada =|
      Idem, a frustração é grande. #QueRaiva!!!!
      Minha professora de Arte disse que é só questão de tempo, e vai ser mesmo...
      bjs

      Excluir