Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

The Only Place [Final]



Bom gente... É uma pena, mas tudo que é bom tem que acabar, certo?
E é claro, que o meu fim de semana perfeito teria que acabar também...

Pela última vez, fomos acordados gentilmente com os sons das percursões e agora era hora de aprender na prática.


De manhã tivemos uma espécie de palestra demonstrativa de como seria fazer uma reúnião para organizar o CDL, e se vocês pensam que o para elaborar um CDL é só chamar um monte de gente e pronto, errou.
Há toda uma estruturação, elaboração e claro, colaboração por parte de todos. O curso é feito e pensado segundo por segundo para que todas as atividades se encaixem perfeitamente no cronograma, para que todas as dinâmicas fiquem bem explicadas e que não fiquem muito na cara o que desejam passar, ou seja, deixar as pessoas refletirem a respeito [parece fácil ao falar, mas tem muita dinâmica que você estraga sem saber...], enfim, para montar o curso em si é bem complexo.
É complicado falar assim, resumindo a estrutura do curso, mas quem vivenciou, sabe do que estou falando.

Depois do almoço tivemos um comico teatrinho...


Aprendemos de um jeito bem divertido e descontraído, como não montar o CDL. Apesar que eu bati na mesma tecla falando que o CDL não é um curso que se monta da noite para o dia, não adianta ter um curso todo estruturado, bem elaborado, se você que quer aplicar não sabe como fazer uma reunião de equipe e age de maneira totalmente autônoma e individual. Parece até engraçado ao ver, mas se você para para pensar, muitos projetos ótimos não saíram do papel direto para a lixeira por conta de reúniões falhas, individualismo, choque de ideias... 
Não é fácil pessoal...

Conforme o dia foi passando tivemos o nosso ultimo momento de espiritualidade e para se ter noção de como seria mesmo o último, dá só uma olhada na ambientação:


Todos os nossos crachás estvam como parte da ambientação, junto com todo o conteúdo do curso. Foi nesse momento que finalmente caiu a ficha. Gente, esses são nossos últimos instantes juntos, vamos fazer isso valer. E foi o que fizemos, com uma intensa reflexão, um grande abraço da paz é claro, gritos de guerra da PJ.

Enquanto eu saia da casa de retiro eu senti que de lá saiu um novo Eduardo.
Não apenas um Eduardo decido a erguer a juventude na paróquia em que frequenta, ou o Eduardo que quer ser um exemplo de catequista para os crismandos, mas um Eduardo que fortaleceu, que teve sua fé triplicada, sua esperança na humanidade e principalmente na juventude renovada. Um Eduardo que não vai ficar sentado vendo as coisas acontecerem, que vai se impor às injustiças, que vai dizer o que pensa sem medo, que não terá medo de ser feliz, que lutará até o fim pelo que acredita.

-~x[Epílogo]x~-

Então foi isso gente...
Cada um voltou para sua casa, determinado a continuar na jornada, agora empenhados na missão que a cada um foi dada.
Como já era de se esperar, eu voltei com uma bagagem um pouco maior...

Eu nem li todo esse material ainda :P E pelo visto, vou levar um bom tempo...

Então, assim que eu pisei meu pé em terras campineiras novamente, já comecei a plantar a sementinha de um grupo de jovens, fertilizado com todo o poder da PJ.
Porém ao chegar na minha igreja, que surpresa, e que bela surpresa.
O seminarista já estava começando a formar um grupo de jovens, mas não apenas um grupo, uma comissão onde ela faria o jovem participar ativamente da igreja, direta e indiretamente. Fui convidado a participar desse grupo e ele disse que a experiência com o CDL seria de enorme importância. O entusiasmo foi tanto, que até o fim do papado do Bento XVI conseguimos reunir 50 pessoas interessadas nesta causa e já estamos começando a dar os primeiros passos! E se não bastasse isso, esse ano as inscrições para o crisma bateram recordes! No total temos 52 crismandos
Agora sim, posso dizer com absoluta certeza: 2013 está sambando de salto agulha em todos aspectos positivos em 2012!

A todos os meus companheiros de CDL, espero que vocês tenham conseguido obter muito sucesso aonde quer que estejam e se não conseguiram ainda, não desanimem, saibam que não cai uma folha da árvore se Deus não quer, ele te trará algo muito mais grandioso!
Espero poder revê-los no 15º CDL 2º nível este ano :)


Uma só força
Um só pensamento
Um só coração



2 comentários:

  1. LOL só deler como é um CDL,fiquei confusa,
    parece facil??
    acho que nem parecer parece,
    D;
    como é possible algo como isso existir,?
    Apesar de tudo parece ser algo extremamente brilhante,
    amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CDL só vai parecer fácil se for executado de maneria certa, pois como eu disse. O CDL é um curso bem complexo de montar...

      Tudo por conta da mente brilhante do Padre Jorge Boran. O curso fez tanto sucesso que ele é reproduzido por vários lugares do mundo!

      Excluir