Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os Mangás de Another

Olá pessoal!
Faz um tempão (e que tempão) que eu não falo de mangás por aqui e decidi reviver com uma série que eu simplesmente me apaixonei!


  Another é um mangá fortemente baseado na light novel escrita por Yukito Ayatsuji e adapta para o estilo mangá por Hiro Kiyohara. Another é uma história de terror e mistério publicada mensalmente na revista literária japonesa Yasei Jidai, publicada entre julho de 2006 e maio de 2009, somando um total de 30 volumes, somente em 29 de outubro de 2009 reúniram os 30 volumes em uma light novel. Um ano depois de sua publicação, a história foi adaptada por Hiro Kiyohara ao estilo mangá e foi publicada na revista Young Ace entre maio de 2010 e janeiro de 2012, levando em consideração que janeiro de 2012 foi publicado o último volume do mangá fora da revista. Enquanto o último volume de Another estava sendo publicado, no dia 9 de janeiro de 2012 foi ao ar o primeiro episódio do anime da série, o estilo de traço era diferente ao do mangá, onde foi modificado vários detalhes como o estilo e a aparência de vários personagens da série. O anime teve seu ultimo episódio exibido no dia 27 de março de 2012 e no total teve 12 episódios e um OVA exibido um dia antes da season finale. Ainda no mesmo ano, foi aos cinemas japoneses no dia 4 de agosto de 2012 o filme live action da série, que foi bem fiel ao livro. Aqui no Brasil a série foi publicada pela editora JBC e seu tempo de publicação foi entre os meses de fevereiro e maio de 2013.

  Bom, após toda essa contextualização, vamos conhecer um pouco da história? A história começa
com Koichi Sakakibara no hospital da cidade de Yomiyama, ele tem uma doença nos pulmões chama pneumotoráx e estava hospitalizado devido a agravação desta, ele havia se transferido para o colégio Yomiyama Norte, no mês de maio, antes dessa data, ele estudava em um colégio em tóquio. Um dia passeando pelo hospital ele encontra uma garota de cabelos negros com um tapa olho, segurando uma boneca, aparentemente não gosta de falar muito, mas ao descer até o nectrotério revela seu nome a Koichi: Mei Misaki.
  Koichi se muda para Yomiyama onde mora seus avós e sua tia, Reiko Mikami que também é a professora de artes da escola. Quando finalmente se recupera de sua doença, Koichi entra na turma 3-3 do Yomiyama Norte, é recepcionado por Tomohiko Kazami (que antes, já veio visitá-lo no hospital) e faz amizade Yuuya Mochizuki e Nayoya Teshigawara. E ao entrar na sala, ele repara que na última carteira ao lado da janela, encontra-se ninguém mais, ninguém menos que Mei Misaki. Ele tenta falar com ela, mas ela sutilmente o ignora, apesar de ainda trocarem algumas palavras, mas há algo estranho sobre ela, Koichi percebe que todos os alunos agem como se ela não existisse e quando ele pergunta o que acontece a respeito de Mei Misaki e todos tentam contornar o assunto, Koichi acaba querendo investigar, mais e mais a respeito de Mei até que é impedido por Izumi Akazawa, uma garota que faz parte do comitê de contra-medidas da sala. O que será pode ser de tão estranho que ronda a respeito de Mei Misaki?
  Vou parar por aqui antes que solte algum spoiler da série :P

  Vamos agora a análise. No ultimo volume o desenhista Hiro Kiyohara disse no posfácil que foi uma batalha adaptar Another ao mangá, não pelo fato da série ser de difícil adaptação, mas é que só lhe deram um limite de 2 volumes para adaptação, Hiro bateu o pé e conseguiu extender a história para 4 volumes. Se você reparar bem, Another é uma história que não se conta em poucas palavras. Não li o livro (até perguntei se a JBC publicaria, mas até agora não tive respostas), então não posso dizer com certeza o que de fato faltou no mangá, mas posso dizer que se fosse comparar ao anime, podemos dizer duas coisas: 1) Ou o mangá de uma enxugada na história; 2) Ou o anime tem fillers. Mas, mesmo assim, eles pegaram toda a essência, todo o terror, todo o mistério no mangá e o transformaram de uma maneira surpreendente, até mesmo para quem já assistiu o anime. Outra falha que pode-se encontrar no mangá é a revelação de alguns mistérios que no anime ficaram bem distribuidos enquanto no mangá, conseguiram prender a atenção do leitor de maneira que fossem revelados apenas no final. Dá para notar uma pequena redução no elenco se comparar com o anime, mas pessoalmente eu achei o mangá fabuloso, o traço é bem feito e delicado, e as partes em que a Mei Misaki aparece foram feitas de maneira absolutamente perfeita!
  Há também um 5º volume do mangá, chamado Another 0, onde conta a história de Reiko Mikami, perguntaram à JBC a possibilidade desse mangá ser publicado no Brasil, a editora respondeu que pode ser um pouco mais complicado, vendo que Another 0 foi publicado junto com o DVD do anime, mas eles não disseram que não publicariam, então, há uma esperança!
  
  Se você gostou da história a minha recomendação é: LEIA O MANGÁ! VOCÊ NÃO PERDE POR ESPERAR! Aproveite que já publicaram os 4 volumes e você poderá ler sem aquela ansiedade para o próximo mês chegar! :D
ミduardo



2 comentários:

  1. Edu o/
    Tudo certo contigo?
    Ótima resenha!
    Conheci Another ano passado pelo anime e achei bom...não chegou a figurar entre meus preferidos mas gostei de vários pontos na trama (se bem que esperava um final um pouco diferente). Fiquei surpresa em saber acerca de 30 volumes da light novel..como a obra teria tanta coisa assim para contar? Até pq é uma trama mais fechada que eu acho que o anime captou bem em 13 episódios (são quantos volumes do mangá mesmo?).
    Não vi o mangá mas fiquei encantada pela capa, a Misaki Mei é muito bonita no mangá, coisa que passa meio despercebida no anime (que ela só parece mais uma garota comum).
    Enfim...não pretendo comprar o mangá mas a trama é boa e a cena do guarda-chuva..incomparável. Nunca mais chegarei perto daquele tipo de guarda-chuva rs.
    Parabéns pela promoção. Eu já estou elaborando o bloco de notas para a vencedora, assim que ela aprovar entro em contato contigo acerca do pagamento para depois mandar par ela.
    Sim..Malcom McDowell tá irreconhecível de Lobo Bau no Contos de Fadas mas tem hora que ele olha no espelho que tem e encima deste tem um chapéu côco =p.
    Eu vou escrever uma carta desse tipo para ler depois mas não sei se ao ler daqui 5 anos isso me deixará fleiz ou triste porque não conseguia realizar as coisas que pensei que realizaria kkk.
    Sabe, eu pensei que teria mais tempo agora que estou de boa, á fim de agilizart as coisas que tenho pendentes mas...não consegui fazer quase nada! Preicso me auto chibatar para ver se tomo jeito kkkk;
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tsu!
      Também fiquei surpreso em saber que a Light Novel tem 30 volumes, pelo que vi na página wiki de Another, dá cerca de umas 600 páginas o.O
      E para o mangá são 4 volumes, isso por que o mangaká ainda bateu o pé, por que queriam que a história saísse em 2 volumes apenas...
      A cena do guarda-chuva é tão impactante no mangá quanto no anime e mesmo sabendo o final, você ainda se surpreende!
      Ainda bem que está saindo tudo bem com o bloco de notas!
      Eu até procurei o episódio do Malcom, e fiquei super animado quando vi o chapéu como um easter egg de Laranja Mecânica!
      Ih, Tsu... Quando eu pensei que teria tempo para descansar e finalmente dar um jeito no TCC, esse fim de semana despencaram análises químicas e microbiológicas para o meu projeto, gerando relatórios enormes... Tá osso, viu? kkkk
      bjs

      Excluir