Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Don't Worry

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês?
Gente, parece que agora, tudo voltou ao normal...
Mas este fim de semana o blogger começou a dar problemas :P
Eu li todos os posts atrasados que todo mundo fez, mas toda vez que eu comentava algo, dava erro :(

Pessoal! Finalmente terminei o SENAI!
Com muita batalha, muita noite mal dormida (e outras nem dormidas) e muito estresse, venci esse monstro de 7 cabeças chamado TCC.

Não comentei muito sobre ele, mas para encerrar o curso técnico do SENAI - e de qualquer escola técnica ou faculdade - é realizado o TCC, Trabalho/Texto de Conclusão de Curso.
E o do curso técnico de Alimentos o TCC é: Criar um novo produto, ou melhorar o processo de um produto já existente.
O meu, foi uma mistura de cada coisa...

Já ouviram falar de um doce chamado macaron?

Ainda, pouco popular no Brasil, o macaron é um doce que está ganhando cada vez mais espaço em confeitarias do país. 
Até mesmo a criadora dos doces em Paris, a Laudurée abriu recentemente uma filial em São Paulo. 

E qual era o desafio do TCC?
Simples: Criar um macaron feito de melancia, congelado pronto para consumo

No começo apanhamos muito para conseguir fabricar o macaron em si, foram quase 6 ou 7 semanas para conseguir chegar nas características perfeitinhas do doce em escala industrial.
Mas conseguimos!
E qual foi o resultado?
Substituímos toda a água do processo por suco de melancia.
E o recheio é feito com a casca de melancia e um pó de suco (por que não encontramos nenhum saborizante ou aromatizante de melancia)

Olhem só como ele ficou :3

Foi uma grande batalha, mas conseguimos.
A maior surpresa foi quando chegou o dia para apresentar o TCC.
Imaginem que todo mundo do curso técnico estava lá? Todo mundo para assistir esta apresentação? eu quase caí para trás, mas foi tudo bem...

E lá estava o meu grupo, tremendo nas bases na hora de apresentar, e adivinha só quem fez a introdução? 


Gente, eu estava muito nervoso! Tanto que na hora de ler os agradecimentos eu acabei chamando uma das professoras de compacta ao invés de capacitada!
Só eu mesmo para fazer uma coisa dessas

A surpresa maior foi quando descobrimos que a apresentação tinha sido um sucesso! Fomos muito elogiados, recebemos muitos parabéns, eu até estranhei, por que nem em TCC de faculdade o pessoal faz isso! 

Da esquerda para direita: Eu, a nossa orientadora Alessandra, a professora de gestão da empresa Mirelle, minha parceira de grupo Marina, nossa professora de panificação Élida, a minha outra parceira de grupo Dani e a professora de leites e confeitos Juliana.

A surpresa só acabou quando cheguei em casa e descobri que tinha tirado 100 no projeto! Tanto na parte escrita como na apresentação! 
A primeira coisa que passou na minha cabeça foi isso:


É pessoal... Missão Cumprida!
ミduardo

2 comentários:

  1. Felicitaciones por el proyecto!
    te dejo un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, Crsitina!
      Un fuerte abrazo para usted tambien!

      Excluir