Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

M(imimi)TV

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Bom, 2013 foi um ano e tanto para a música, hein?
Olha só: David Bowie, Daft Punk, Paramore, Justin Timberlake e Jay-Z fizeram um retorno triunfal, as divas do pop já estão todas programadas para retornar com tudo no fim do ano, vimos as nossas ex-disney crescerem (especialmente a Miley Cirus), o mundo conheceu o potencial de várias revelações tais como Mackelmore & Ryan Louis, Lorde, Ariana Grande e sem falar do boom das girl bands como Fifth Harmony, The Saturdays, Little Mix e por que não a brasileira Girls (que até hoje não acertaram nos vídeoclipes)?
Mas acho que o acontecimento mais impactante do mundo da música, especialmente aqui no Brasil. Hoje é o ultimo dia da MTV como a conhecemos.


  Sim, a partir de amanhã a MTV se tornará um canal fechado e para algumas operadas (por que eu não tenho certeza de todas) vai substituir a Vh1. 
  Há 23 anos no ar, é triste ver que um canal tão bom quanto a MTV acabar saindo, por que afinal, a MTV é o único canal aberto que fala de música. E tenho certeza que muitos jovens, assim como eu, tiveram muitas influências desse canal, afinal, a MTV era um canal jovem e transparente, tudo isso, e ainda disponível para todos. Estou assistindo nesse exato momento e está passando uma espécie de documentário em série mostrando os backstages do canal, e é incrível!
  Tenho acesso a MTV desde 2009, mas só fiquei realmente engajado ao canal em 2010. Lembro que tinha muita vontade de ser um VJ da MTV, por que era legal e você falava sobre coisas legais! Minhas primeiras experiências com a MTV foram com as minhas primas, quando eu ia dormir na casa delas, quando tinha uns 5 anos, lembro que elas eram vidradas nesse canal e eu achava tipo, o máximo! De vez em quando (ou a todo momento, como estão fazendo agora), quando exibiam reprises de programas antigos eu ficava pensando "Nossa, como esse canal foi foda". E quando comecei a acompanhar os programas da minha época como o Acesso MTV, Scrap MTV, Quinta Categoria, o Top 10, 15 Minutos, Furo MTV, Top Mundi, Comédia MTV, Top Top, Viva MTV, PC na TV, A Hora do Chay, Goo, Big Audio, MTV na Brasa, A Outra Parada e até mesmo o Não Tem Clipe Mas É Legal... Eram programas ótimos, apresentados por pessoas ótimas e super carismáticas que eram a cara do canal!
  Grande parte de todo o meu conhecimento musical e até mesmo a vontade de querer seguir essa carreira veio da MTV, da velha MTV! Da MTV de onde o céu é o limite! É muito triste para mim ver que tudo isso simplesmente vai sumir. E sabe o pior? O que eles vão fazer com tanto material? Afinal somente 25% de todo o conteúdo da MTV está disponível digitalmente e os outros 75%, vão jogar no lixo? NÃO PODEM, NÃO DEVEM! Além de ser documentos muitíssimo importantes para a história da música, também contam a história da TV brasileira.
  Conforme o tempo passa é depressivo ver VJs antigos indo atrás de um fundo de croma key, apresentando o My MTV com seus programas favoritos da época que trabalhavam na emissora e isso foi definitivamente triste, por que a única coisa de novo que tinha na MTV era o Furo (que neste ano estava horrível e não foi só pela saída da Dani Calabresa), por que fora esses My MTVs depressivos, passava aquele programa ridículo e totalmente nonsense O Último Programa do Mundo e teve poucos e acústicos e shows espalhados pela programação.
  Não houve VMB esse ano, a única premiação de videoclipes brasileiras que também fez muita história e a cobertura do VMA foi um horror, finalmente desistiram da tradução simultânea, mas botaram para comentar Didi e Daniel Furlan, que simplesmente faziam comentários e piadinhas desnecessárias à premiação.
  Foi triste também ver os novos VJs da casa vindo e indo na velocidade da luz. Juliano Enrico, que teve que segurar a barra pesada de apresentar o Acesso MTV que teve MariMoon e Titi como marca registrada, então tentar superá-las ou ser tão bom quanto era quase uma missão impossível e ele conseguiu. Teve a Pathy de Jesus que era 100% carismática e foi uma das melhores apresentadoras do Top 10 depois da saída da Ellen Jabour. Não posso esquecer do Chay Suede, que revirou o acervo da MTV de cabeça pra baixo para mostrar coisas super interessantes que o público novo e até o público mais velho não sabia sobre a emissora. E Daniel Furlan que entraram para o Furo, Não acho o Daniel um VJ ruim, mas escolher ele para comentar o VMA foi um fracasso geral.
  E para se ter uma noção, Os VJs que saíram da MTV foram se expandindo e expandindo nas suas carreiras, afinal, quem vê Zeca Camargo no Fantástico, não imagina que ele foi um VJ da MTV, e sabe aquela desmiolada da Valdirene, interpretada pela Tatá Werneck que você vê na novela das 9? Então, foi uma VJ da MTV. 
  O canal novo promete e tals, essa história de 350h de programação brasileira semanal parece ser interessante, mas... Com os programas brasileiros que eles disponibilizaram até agora... Bom, nunca fui muito fã de MTV Sports, o programa do Supla é quase um Rock Of Love (um Reality Show de amor =P ) e o programa Coletivation que traz o Fiuk como apresentador, parece ser o único bom... MAS SÓ ISSO? Esses programas vão reprisar forevermente em meio à séries e faixas de clipes aleatórias (por que nenhum programa de videoclipes foi anunciado, nem mesmo um Top 10!) a semana inteira!
  Sem falar que eles vão tomar o lugar da Vh1 em várias operadoras, a Vh1 que finalmente estava ficando boa quando o assunto era música, com faixas de clipes mais elaboradas e dinâmicas, mesmo tendo programas enlatados (mas eram ótimos) e como fica o Música.Doc 2ª Temporada que eu espero até hoje? É trsite viu...
  Enfim, hoje, não sei que horas, A Ex-VJ Astrid, que foi a primeira VJ a aparecer na TV, abrindo a MTV no Brasil vai oficialmente fechar a emissora (espero que seja às 23:59, pois eu vou poder ver sem problemas), e com isso, presto minhas condolências ao canal.

MTV
* 20/09/1990 | + 30/09/2013

 ミduardo

2 comentários:

  1. Edu o/
    Tudo certo por aí?
    É aquilo né...a MTV foi excelente no passado, mas de uns anos para cá foi decaido de uma forma terrível então acho que o fim dela foi meio que bem vindo.
    Estou na correria aqui, você sabe...quando estivermos on no face, conversamos mais sobre esse assunto...aos poucos as coisas estão ajeitando o caso é ir correndo e fazendo o possível. Estou enlouquecendo mas vai dar tudo certo no final o/ tem que dar.
    Nossa, sinto muito pelas perdas que vc sofreu...de verdade. E muito obrigada pelo apoio, de coração!
    Mas vc também hein? Fica se sobrecarregando...toma cuidado para não ter um piripaque! Tem que se cuidar, vc se dedica demais aos estudos mastem horas que precisa relaxar! Não pode surtar antes de irmos pra um evento de anime hue.
    Seus desenhos est~~ao muito bons sim! E seu caderno do Paramore? está sendo útil? Olha que muita gente na net ficou babando por ele quando viu a foto!
    Sério mano...eu vi uma vez uma noticia assim... #partiufazermalabarecomoedupraficarmosrticos. ahshashashashahsahshash
    Ah não acredito! Não pare sua história, nós fizemos um pacto lembra? huehuehue...tá, eu nãso posso falar nada porque também estou parada com as minhas mesmo as idéias pipocando no meu cérebro. Idéias, parem! Ou vou lhes enfiar uma faca! Não surjam quando não tenho condições para escrevê-las ou começar outro projeto!
    AHSAHSH seu desejo pela capa da akatsuki é tanto que ela tá aqui guardadinha te esperando u.u
    A exposição do kubrick tá chegando..abri mão de um evento cosplay para ir nela. Tipo a situação tensa aqui só pude escolher um né...aí escolhi aquela coisa que seria uma vez na vida para poder ver @_@. A data te passo em off no face!
    Que tipos de idéias vc teve? me fale no face!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. nossa muito tempo sem vim aqui,e adorei seu novo design,wonderful,
    e cara vooç largou um evento de cosplay??
    mitico... T_____T

    ResponderExcluir